Cooperativas e Quartel de Santa Rosa contratam fornecimento de alimentos


Com a assinatura de contrato via chamada pública, realizada nesta quarta-feira (15/08), cooperativas da agricultura familiar da região de Santa Rosa firmaram parceria com o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec) para o fornecimento de alimentos ao quartel de Santa Rosa. As entregas iniciam-se neste mês de agosto e devem seguir pelo período de um ano.

O contrato no valor de R$ 450 mil é decorrente da Chamada Pública nº 01/2018 do 19º RCMec para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, e do empreendedor familiar rural e de suas organizações, por meio da modalidade de compra institucional, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

A entrega deve beneficiar, por um lado, os associados da Cooperativa Agropecuária e Economia Solidária (Coopersol), de Santa Rosa, e as singulares vinculadas à Central de Cooperativas Unicooper, que terão mais uma oportunidade de comercialização de seus produtos e, de outro, os membros do quartel poderão contar com a diversidade e a qualidade dos alimentos da agricultura familiar produzidos na região.

O presidente da Central de Cooperativas Unicooper, Paulo Kreutz, relata que a assinatura do contrato é a culminância de um trabalho de intercooperação entre as cooperativas da agricultura familiar. "O desafio de atender a essa chamada pública foi lançado em reunião com as cooperativas associadas da Unicooper em abril deste ano, em Campina das Missões, quando a proposta foi apresentada e todas tiveram a liberdade de escolher sobre a participação", comenta Kreutz. Após a confirmação da chamada pública, as cooperativas interessadas reuniram-se novamente neste ano para a elaboração dos projetos e a definição do volume e diversidade de alimentos que cada uma poderia fornecer.

Com isso, em torno de 100 famílias da agricultura familiar poderão comercializar os alimentos, via cooperativa, ao quartel de Santa Rosa. A Coopersol, por exemplo, irá fornecer hortifrutigranjeiros, carnes, melado, panificados, geleias e embutidos. "Buscamos levar em conta os princípios do cooperativismo, trabalhando de forma solidária, em parceria com os associados da Coopersol e com as demais cooperativas. Somente através da Coopersol, em torno de 50 famílias terão a oportunidade de entregar os alimentos que produzem ao quartel", relata a presidente da Coopersol, Fabiana Bender.

Os produtos in natura que serão fornecidos pela Unicooper são oriundos de suas associadas Coopovec, de Porto Vera Cruz, Cooperagro Familiar, de Horizontina, e Cooperipê, de São Paulo das Missões. O queijo fornecido pela Unicooper vem de Santo Cristo, através da Coopasc, e o suco de uva é produzido em Tucunduva, pela Coopervino.

Alguns dos produtos industrializados vêm de associadas de outras regiões, como queijos e geleias da Coopervita, de Tapejara, e barras de cereais da Nossa Terra, de Erechim.

O acesso a mercados institucionais tem sido estimulado pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, que presta assessoria a 29 cooperativas da região de Santa Rosa. "As cooperativas da região já estão organizadas e têm se profissionalizado na atuação junto a mercados institucionais, sendo que comercializam para escolas, prefeituras, presídios e quartéis, atendendo a estabelecimentos da Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial", comenta o contador da Unidade de Cooperativismo, Roberto Ferreira.

Neste sentido, a assistente administrativa da Coopersol, Cláudia Thomas, comenta que a cooperativa iniciou também o fornecimento de alimentos aos quartéis de São Luiz Gonzaga e de Santo Ângelo, além de atender à demanda de escolas e presídios, entre outras instituições.



 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter