Implantação de biodigestores é discutida em reunião em Santo Cristo


O uso da tecnologia de um sistema de biodigestão como alternativa energética foi pauta de reunião entre técnicos da Embrapa Suínos e Aves, Emater/RS-Ascar e Fageo Geradores, agente financeiro e suinocultores, representantes da Granja Kist e Froelich, na última terça-feira (25/09), em Santo Cristo. O grupo reuniu-se no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar para discutir questões relativas à implantação, viabilidade e sustentabilidade do sistema, assim como a possibilidade de implantar uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) no município.

Na oportunidade, os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), apresentaram resultados obtidos em granjas com diferentes números de matrizes e formas de gestão. "É preciso pensar o biodigestor para além da geração de energia, mas também do ponto de vista da sustentabilidade, levando em conta o que fazer com o excesso de nutrientes, encaminhamento da licença ambiental de operação e demanda da água", lembrou o pesquisador da Embrapa, Ricardo Steinmetz.

Também foi apresentado um sistema dividido em módulos e suas diferentes funções: módulo bio (biodigestores), módulo N (para remoção de nitrogênio) e módulo para precipitação de fósforo (que pode ser transformado em fosfato de cálcio). Foram discutidas as oportunidades que podem ser criadas com o tratamento de dejetos e de água, como o uso para aplicação em área agrícola, adequação para piscicultura e aproveitamento para fertirrigação.

O pesquisador Evando Barros reforçou ainda a gestão da água na suinocultura e o impacto desta nos custos e no dimensionamento do sistema.

"Nesta reunião tivemos a oportunidade de discutir a biodigestão em seu processo completo e com a parceira da Embrapa pretendemos acompanhar o passo a passo do desenvolvimento de um sistema com tecnologias já validadas. Com essa parceria podemos buscar respostas que podem ser ampliadas a outros interessados", avaliou o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Sistemas de Produção Animal, engenheiro agrônomo Ivar Kreutz.

O assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar em Suinocultura, Henrique Bartels, destaca que são diversas ações sendo feitas em todo Estado em consonância com o termo de cooperação técnica para capacitação e transferência de tecnologia, firmado entre Emater/RS-Ascar e Embrapa, que prevê o intercâmbio de conhecimentos em suinocultura.

 

O plano de trabalho discutido para a região de Santa Rosa compreende o manejo de água e dejetos suínos, produção de suínos em família (sem uso preventivo de antimicrobiano e criação dentro dos preceitos de bem-estar animal) e os biodigestores como fonte de aproveitamento do potencial de geração de energia existente nas propriedades de suinocultura. Também pretende enfocar com colegas e produtores aspectos relativos ao custo de produção. As informações devem ser validadas por meio de URTs instaladas em propriedades rurais.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa 

Aplicativo

Facebook


Twitter