Setrem sedia fórum tecnocientífico da Rede Sinodal


A Setrem sediou na sexta-feira, 5 de outubro, o 9º Fórum de Iniciação Tecnocientífica da Rede Sinodal de Educação. O evento reuniu alunos e professores de 11 escolas do Estado, além de coordenadores e avaliadores. O tema desta edição foi "Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento", com o objetivo de fomentar a pesquisa técnica e científica nos mais variados componentes curriculares nas instituições da Rede Sinodal, bem como socializar o conhecimento produzido em sala de aula.

Pela manhã houve a abertura, com a presença da presidente da Mantenedora Setrem, Dalva Lenz, do diretor-geral da Instituição, Sandro Ergang, da coordenadora interina da Educação Básica, Ana Leite e dos professores coordenadores das escolas: Instituto de Educação Ivoti, Colégio Sinodal Progresso, Colégio Evangélico Alberto Torres, Colégio Evangélico Alberto Torres - Região Alta, Colégio Sinodal da Paz, Colégio Sinodal Tiradentes, Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, Centro de Ensino Médio Pastor Dohms - Unidade Zona Sul, Colégio Evangélico Panambi e Colégio Teutônia.

Os trabalhos foram expostos no Ginásio do Campus e as apresentações orais foram realizadas na sala 525 e no Auditório, local que sediou também, na sequência, o workshop sobre "Inovação", com a professora Dioni Soares. No período da noite, após o jantar, servido na Afuset, os visitantes prestigiaram a apresentação do Grupo Vocal Animus, atividade que foi seguida da premiação dos trabalhos.

Os projetos, divididos nas categorias Nível Médio e Técnico, receberam medalhas para o 3°, 2° e 1° colocados e o projeto campeão de cada categoria recebeu troféu para a Instituição. Além disso, no evento foram indicados projetos que representarão a Rede Sinodal de Educação na Mostratec 2018 e demais feiras de iniciação científica. Confira os trabalhos premiados:

 

CATEGORIA NÍVEL MÉDIO

 

1º lugar: "O sistema de compostagem e organização da horta como instrumento de educação ambiental das escolas públicas e privadas", de Lívia Felisberto da Silva, Rafaela Bossle Ranzolin e Valentina Zimmer Stumm (Colégio Sinodal da Paz).

 

2º lugar: "Desenvolvimento de estudo e pesquisa para o aprimoramento dos conhecimentos sobre adubação e nutrição de plantas", de Gabriel Fabrício Turra, Leonardo Piovesan Fassini e Victor Lasta Klatt (SETREM).

 

3º lugar: "AllStudy - um aplicativo para estudar", de Arthur Rambo Prediger e Francisco Gehlen (Colégio Evangélico Alberto Torres).

 

CATEGORIA TÉCNICO

 

1º lugar: "Equipamento de teste de atuação em relé de sobrecorrente MT", de José Ricardo Hauschild (Colégio Teutônia).

 

2º lugar: "Relação das boas práticas de ordenha com os índices de qualidade do Leite (CCS e CBT)", de Daniele Alessandra Lenhard (Colégio Teutônia).

 

3º lugar: "Turbina Pelton", de Gabriel Geib Junthon e Joice Fernanda Santos Menezes (Colégio Evangélico Panambi).

Jornalismo Setrem

Aplicativo

Facebook


Twitter