Emater/RS-Ascar apresenta estudo e avalia ações em Ubiretama


Membros do Conselho Municipal Agropecuário e lideranças locais participaram de reunião, na semana passada (04/10), para apresentação do estudo de situação e avaliação das atividades técnicas, sociais e econômicas, planejadas e já realizadas em 2018 pelos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Ubiretama. No total, 629 pessoas receberam Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Emater/RS-Ascar no município, entre janeiro e outubro deste ano.

Participaram da reunião o prefeito de Ubiretama, Ildo Leske, e o secretário de Administração, Rodrigo Bloch. A programação iniciou com apresentação de dados municipais pesquisados através do estudo da situação, atualizados anualmente. Os extensionistas da área social, Alice Quinzani, e da área técnica, Edemar Siqueira, apresentaram registros fotográficos e dados referentes às ações realizadas até o momento, evidenciando que o planejamento se realiza observando três eixos: social, econômico e ambiental.

Entre as ações, que receberam maior envolvimento da equipe e com maiores impactos promovidas pela Emater/RS-Ascar estiveram a bovinocultura leiteira, assessoramento à gestão rural, segurança e soberania alimentar, fomento à inclusão social e produtiva, crédito rural e educação e promoção à saúde. Essas atividades também constam no planejamento de Aters a ser realizado no próximo ano, todas aprovadas pelo Conselho Municipal Agropecuário.

As atividades são desenvolvidas junto às comunidades rurais através de associações comunitárias, grupos de mulheres e diretamente com agricultores, que são atendidos de forma individual na propriedade ou junto ao escritório municipal.

Os conselheiros também discutiram a forma como serão investidos os recursos do Fundo Municipal Agropecuário, ficando acordado que serão disponibilizados aproximadamente R$ 7 mil por Associação, a serem aplicados em atividades relacionadas à produção leiteira. Cada associação vai reunir os seus associados e elaborar uma carta de intenções, com necessidade de investimentos na área, a ser apresentada na próxima reunião do Conselho.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter