SETREM é a 1ª colocada entre as faculdades da região Noroeste pelo 4º ano consecutivo


A 1ª colocação na região Noroeste do Rio Grande do Sul pelo 4º ano consecutivo entre as faculdades. Esta é a conquista da Faculdade Três de Maio - SETREM apontada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015. Os dados revelam, em uma escala de 1 a 5, qual é a avaliação dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras. O Conceito Médio da Graduação obtido pela SETREM a colocou na faixa 3 do IGC, acima de todas as demais faculdades do Noroeste do Estado.
São três os Indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Eles mantêm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e, portanto, são avaliados segundo as áreas de avaliação vinculadas a um dos três ciclos. Os cursos da SETREM que participaram do Enade em 2015 foram Administração, Design de Moda e Psicologia.
Para Sandro Ergang, Diretor Geral da SETREM, este resultado certifica o foco da Instituição em fomentar no acadêmico a busca pelo conhecimento e, ao mesmo tempo, em atender as prerrogativas do Ministério da Educação (MEC). "São muitos anos de trabalho sério e comprometido desempenhado por todos que fazem parte da SETREM, otimizando as áreas avaliadas pelo MEC e, principalmente, oferecendo condições para o acadêmico viver uma experiência pautada no conhecimento. Assim, bons índices são alcançados, os egressos saem bem preparados para a vida profissional e a comunidade regional fica com a certeza de que tem uma Instituição de credibilidade à sua disposição", conclui.
Melhora nos resultados
Na avaliação do Conceito Enade, os acadêmicos de Administração da SETREM aumentaram a média na formação geral em 21% em comparação com os resultados obtidos em 2012. Nos conhecimentos específicos o aumento foi ainda maior, de 25%. No curso de Psicologia o aumento da média na formação geral foi de 23% em comparação com 2012, enquanto nos conhecimentos específicos o aumento foi de 12%.
Melhor curso do Brasil entre as instituições privadas
O curso de Design de Moda da SETREM, avaliado pela primeira vez no Enade, obteve o conceito 5, o maior possível nesta avaliação. O resultado garante o 1º lugar dentre todos os cursos de Design de Moda de instituições privadas do Brasil, e também o 2º lugar no país dentre todos os 58 cursos de Moda.
No Brasil
Foram 26 áreas de avaliação, 8.121 cursos e 447.056 participantes. O número de concluintes regulares inscritos no Enade 2015 foi de 549.847, mas apenas são considerados nos indicadores aqueles participantes que fazem as provas e respondem o Questionário do Estudante. O número de IES que tiveram o IGC calculado foi de 2.109. O IGC é calculado por IES e considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas. Em 2015; 0,4% das IES obtiveram conceito 1; 4%, conceito 2; 67%, conceito 3; 16,6%, conceito 4 e 1,1 conceito 5.

Aplicativo

Facebook


Twitter