Inicio do plantio sinaliza possível redução de área de abrangência da COTRIMAIO


Os produtores de trigo da região de abrangência da COTRIMAIO acenam para uma possível redução de área já no início da implantação das lavouras. A avaliação é do Gerente de Produção da COTRIMAIO, Engenheiro Agrônomo Charles André Neuhaus, destacando que este é um momento crucial para que se decida em reservar área para a implantação de lavouras de milho no final de julho e na seqüência a soja safrinha, cujas implantações antecipadas têm resultado em altas produtividades. Embora não tão significativa calcula-se que esta redução de área com o trigo fique em torno de seis mil hectares com relação a safra anterior. Outro fator que chama a atenção dos técnicos da cooperativa é a intenção de alguns triticultores em reduzir o investimento em insumos, buscando fazer o plantio com custos menores.      

Mesmo com o cereal não apresentando preços atrativos, Charles André Neuhaus, destaca ser uma importante cultura para equilibrar os custos fixos das propriedades, garantindo uma entrada de recursos que podem ser investidos em insumos para incrementar a produtividade de outras culturas.

Além disso, a política de contratos futuros adotada pela COTRIMAIO, tem garantido a fixação de preços atraentes para o produtor e a segmentação de trigos melhoradores e branqueadores adotados pela cooperativa podem gerar preços melhores em relação aos demais. Destacando-se neste programa  a cultivar Noble da Biotrigo. Detalhes com relação ao programa e aquisição de sementes podem ser obtidas junto as unidades da COTRIMAIO.

            Em termos de expectativa de produtividade ele diz ser muito cedo para abordar o tema, já que muitos fatores influenciam na produtividade e qualidade do cereal.

 

 

 


Créditos: Jorge Medina

Aplicativo

Facebook


Twitter