Técnicos da Emater/RS-Ascar discutem trabalho em unidades de referência de soja na região


A soja, diante de sua dimensão econômica e social, tem sido um dos principais focos de ação da Emater/RS-Ascar na região de Santa Rosa. Técnicos de oito municípios, responsáveis pelas unidades de referência tecnológica (URT's) de soja, reuniram-se nesta terça-feira (15/08) com o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Alencar Ruggeri, e o assistente técnico regional, na área de Manejo de Recursos Naturais, Fernando Dornelles Fagundes, na sede da Cooperluz, em Santa Rosa, para discutir as próximas ações junto às lavouras assistidas.  

Lavouras de soja dos municípios de Cerro Largo, Tuparendi, Porto Mauá, Santo Antônio das Missoes, Giruá, Cândido Godói, Três de Maio e Horizontina receberão acompanhamento especial no manejo integrado de pragas e doenças, para a geração de dados que possam ser referência para o trabalho em outras propriedades da região.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destaca que a soja é a maior cultura em termos de área na região, ocupando aproximadamente 720 mil hectares, sendo importante propulsora na geração de renda e permanência no meio rural. "Através da assistência técnica buscamos a otimização do uso de insumos e a diminuição da aplicação de agrotóxicos, mantendo índices elevados de produção e de renda", afirma Nedel.

O assistente técnico estadual, Alencar Rugeri, salienta que o trabalho da Emater/RS-Ascar busca que "o melhor resultado fique com o produtor. Para isso, os técnicos são capacitados e serão instrumentalizados para um trabalho minucioso, com qualidade e comprometido".

Para o ATR e engenheiro agrônomo Fernando Dornelles Fagundes, não é possível falar em cuidados com o meio ambiente e com a qualidade de vida sem considerar estratégias que envolvam a soja, especialmente no que tange à redução do uso de agrotóxicos.

Após o monitoramento semanal, desde o plantio até a colheita da soja, são realizadas estratégias de divulgação dos dados e discussão dos resultados como dias de campo e oficinas com produtores. 




Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar 
Deise A. Froelich

Aplicativo

Facebook


Twitter