36ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol movimentou região de Santa Rosa


Os Jogos Rurais Sol a Sol mais uma vez se confirmaram como um espaço tradicional de lazer e recreação entre comunidades rurais da região de Santa Rosa. Representantes de 16 municípios, com um público de aproximadamente 3 mil pessoas, participaram do evento sediado pela Vila Pinheiro Machado, interior de São Paulo das Missões, neste domingo (03/12). O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de São Paulo das Missões e comunidade de Vila Pinheiro Machado (igreja, clube social, escola, clubes de mães), com o apoio de diversas entidades locais.
Os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar os jogos em 34 modalidades, entre elas, futebol, voleibol, bolãozinho de mesa, bocha, canastra, milho no buraco, cabo de guerra, corte de lenha, câmbio (voleibol adaptado para a Terceira Idade), tiro na lata, corrida de 100 metros, salto em distância, corrida no saco, chute de pênalti, bocha tiro 48, debulha de milho, tricô, crochê, chute do pneu, batida no prego, tiro de laço em vaca parada e plantio com saraquá.
A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área social, Vanessa Gnoatto, explica que o evento tem a proposta de integrar as famílias rurais, com integrantes das diferentes faixas etárias. Os Jogos Rurais Sol a Sol têm, em sua essência, os objetivos de integrar as famílias rurais com ênfase na agricultura familiar e as entidades parceiras que atuam para o desenvolvimento rural sustentável, no aspecto físico, lúdico, social, cultural e ambiental, despertando nelas o espírito participativo e solidário; angariar fundos econômicos para as comunidades usarem em necessidades e infraestrutura comunitária; desenvolver nas comunidades o espírito de melhorias na área de lazer e de organização rural; envolver as famílias rurais em esporte, lazer e recreação num mesmo momento; aproximar a extensão rural das famílias e divulgar seu trabalho; e promover a integração entre as várias gerações com inclusão social.

Com maior pontuação, se somadas as diferentes modalidades, recebeu o titulo de campeão geral o município de Entre-Ijuís, seguido de Campina das Missões, com a segunda colocação e São Paulo das Missões, em terceiro lugar.
 
Escolha Garoto, Garota Sol a Sol e Mulher e Homem Terceira Idade
Entre as atrações já tradicionais do evento está o desfile da escolha da Garota, do Garoto, do Homem e Mulher Sol a Sol, na categoria terceira idade.
Recebeu a faixa de Mulher Terceira Idade, a representante de Porto Mauá, Clair Dalcin. Na segunda colocação ficou Rosita Hendges Back, de São Paulo das Missões, e Terezinha Iraci Jung Reis, de Campina das Missões, ficou em terceiro lugar.
O título de Homem Terceira Idade foi para Dirceu Basso, Entre-Ijuís. Em segundo lugar ficou Roque Zimmerman, de São Paulo das Missões, e Nicanor Maximenco, de Campina das Missões, em terceiro lugar.
Como Garoto Sol a Sol foi escolhido Douglas Benedito Botego, de Porto Mauá, seguido de Geovane Ezequiel Mombach, de Campina das Missões, e de William Carvalho de Lima, de Entre-Ijuís, que ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente.
A faixa de Garota Sol a Sol foi para Fabiane Snitowski, de Guarani das Missões. O segundo lugar foi para Eliana Birck, de Cerro Largo, e o terceiro, para a representante de Porto Mauá, Letícia Gnatta.
Entre as autoridades presentes estiveram a prefeita de São Paulo das Missões, Noeli Maria Borré Ruwer, vice-prefeito de São Paulo das Missões, Elemar Dill, gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski, prefeito de Roque Gonzales, João Haas, prefeito de Dezesseis de Novembro Ademir José Gonzatto, prefeito de Cerro Largo, Valter Hatwig Spies, vice-prefeito de Campina das Missões, Nelmo Viro Rohrig, vice-prefeito de Entre-Ijuís, Mauri Lizott, prefeito de Porto Mauá, Leocir Weiss, vice-prefeito de Guarani das Missões, Leandro Wastowski, presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo das Missões Oberdan Luiz Rohden, coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Ernesto Ivo de Lima, presidente da comunidade de Vila Pinheiro Machado, Jair Lermen, subprefeito do 2º distrito de Pinheiro Machado, Valdir Damke, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ezio Albiero, assim como vereadores, secretários municipais e outras lideranças de diferentes pontos da região.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter