Dia de Campo Estadual de Conservação de Solos e Água é realizado em Três de Maio


A propriedade de Félix Sartor, na localidade de Quarainzinho, em Três de Maio, considerada referência na conservação de solo e de água, sediou nesta sexta-feira (08/12) um dia de campo estadual. Excursões de diferentes pontos da região e lideranças estaduais foram recepcionadas no evento e participaram, posteriormente, da entrega da premiação do Concurso "Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água do Estado do Rio Grande do Sul", promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).  

A presença da Extensão Rural na propriedade desde 1963 e o protagonismo da família Sartor, que assumiu como fundamental a necessidade da conservação do solo para o aproveitamento da água, fez com que os visitantes pudessem visualizar um cenário de diversidade de produção e sustentabilidade. Na propriedade existem 58 tanques de peixe, aproximadamente 100 hectares de grãos, fruticultura, olericultura, ovinos, produção de leite, produção de vinho, além de uma diversidade de alimentos produzidos para o consumo próprio.

Os participantes puderam acompanhar estações sobre a importância do milho na conservação do solo, conduzida pelo engenheiro agrônomo e professor da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Rodrigo Pizzani; sobre manejo integrado de pragas, coordenada pela engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, de Tuparendi, Débora Schallemberger de Souza e pela professora doutora da Setrem, Cinei Riffel; licenciamento ambiental e uso da água, com a bióloga e coordenadora regional da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Elenir Dahmer, e o engenheiro agrônomo da Emater, Rubens Tesche; diagnóstico das características do solo, com orientações sobre a análise e o cuidado com a descompactação e a fertilidade, com o pesquisador da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski; sustentabilidade e bem-estar da família com as assistentes técnicas regionais da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz e Vanessa Gnoatto, e a extensionista social Sueli Kipper; legislação e uso de agrotóxicos com os ficais agropecuários da Seapi, Gustavo de Araújo Marchand, Cleiton Saggin e Denis Schapanski; e manejo de água, com integração de estrada e lavoura, conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Fernando Dorneles Fagundes e pelo técnico da Prefeitura de Três de Maio, Inácio Kunz.

O dia de campo foi a culminância da programação da Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água, que se iniciou no dia 07/12, na Setrem, em Três de Maio.

O evento é resultado do engajamento de diversos parceiros. Foi promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria da Educação e Emater/RS-Ascar em parceria com CCGL Tec, plano ABC na Conservação do Solo e Água (Mapa), Sargs, Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Cooperluz, Embrapa, Certhil, Cotrirosa, Setrem, Coopermil, Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DPPA) e Mapa.

O patrocínio é do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), Sicredi, Senar, Cooperativa Agroindustrial Coagrisol, Corsan e Sindicato da Indústria da Extração de Mármore, Calcário e Pedreiras do Rio Grande do Sul (Sindicalc).

Contou com o apoio da Fecoagro, Fetag, Farsul, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, UFRGS, UFSM, UFPel, IFs, UFFS, Unipampa, Unijuí, Unicruz, Sintargs, Senge, Crea, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cooperativas e usinas hidrelétricas.

Agricultores e técnicos conservacionistas de solo e de água premiados

Os participantes do dia de campo estadual de conservação de solos e água prestigiaram também a solenidade que premiou os vencedores do concurso estadual "Agricultor Conservacionista de Solo e Produtor de Água do Estado do Rio Grande do Sul", vinculado ao Programa Estadual de Conservação de Solo e Água "Conservar para produzir Melhor", coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), com o apoio de diversas secretarias de Estado e entidades. A entrega da premiação ocorreu após a visita às estações, no CTG Tropeiros do Buricá. Um expressivo número de lideranças participou do ato, entre elas, o secretário estadual da Seapi, Ernani Polo, o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, o prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, a deputada estadual Zilá Breitenbach, o gerente regional da Emater/RS-Ascar Ademir Renato Nedel, o gerente regional adjunto José Vanderlei Waschburger e o assistente técnico estadual, na área de solos, Edemar Streck.

O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, destacou as diversas oportunidades e experiências que puderam ser conferidas na propriedade de Félix Sartor, que promoveram acesso a muita informação e conhecimento. "Repassem isso adiante, para termos oportunidades de sucesso na propriedade, em relação à economia, à questão social e à preservação ambiental", salientou.

Já o Secretário Ernani Polo destacou o trabalho que é desenvolvido através do Programa de Conservação de Solos e de Água, desenvolvido desde 2015, e a importância de que suas ações sejam perenizadas não apenas como proposta de Governo e, sim, como política de Estado, diante da importância do cuidado permanente do solo e da água para o sucesso da agricultura e da economia.

Foram agraciados com a premiação estadual:
1º lugar - Félix Sartor, de Três de Maio 
2º lugar - Claudemir Fontana, de Sertão 
3º lugar - Vanderlei Neu, de Quinze de Novembro 
Produtor Homenageado: Humberto Falcão

Premiações regionais de agricultores e técnicos: 
Claudemir Fontana, de Sertão, e escritório da Emater/RS-Ascar;
Evandro Martins e o assistente técnico Ademir Trombetta de Passo Fundo; 
Vanderlei Neu e assistente técnica Vânia Neu de Quinze de Novembro; 
Felix Sartor e escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Três de Maio;
Vinicius Ottoni e escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Soledade;
Samir Melatti e escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Sertão Santana;
Lineu Farias e escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Maria;
Ivo Richter e escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Chapada.

Jornalistas premiados
Categoria Impresso: Edemar Etges, Folha do Mate - Venâncio Aires;
Categoria Mídia Eletrônica: Joana Colussi, Gaúcha ZH/Campo e Lavoura;
Categoria Televisão: Bruna Essig, do Canal Rural .


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter