Cenário do Leite foi discutido em Seminário Municipal de Horizontina


Mais de 100 produtores rurais de Horizontina participaram nesta quinta-feira (20/12) do Seminário Municipal do Leite, realizado no salão do Sindicato dos Metalúrgicos. A proposta foi discutir o cenário atual do leite e as perspectivas futuras.

Na explanação sobre a cadeia produtiva do leite no cenário atual, o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde, apresentou dados que ressaltam a importância de um sistema sustentável com menores custos de produção. Também apresentou a relação entre o consumo e a produção de leite no Brasil, importações e exportações de leite, preço médio do leite pago ao produtor nos últimos anos, desafios para a cadeia produtiva e políticas para o setor leiteiro. Foram ressaltados ainda, pontos importantes para as famílias, que optaram por permanecer e obter sucesso na atividade leiteira, como o gosto pelo trabalho realizado, foco na gestão da propriedade, acompanhamento de assistência técnica, escolha por investimentos criteriosos, planejamento forrageiro, produção com custos adequados, produção de leite com qualidade, respeito ao meio ambiente e à legislação ambiental, bem-estar animal e planejamento da sucessão familiar.

Os participantes também acompanharam o relato de experiência da cooperativa da agricultura familiar de Horizontina, Cooper Sete Voltas, por meio do seu presidente Lotário Hubner, que destacou a organização dos produtores e o trabalho de coleta e comercialização de leite no município.

Já o presidente da Cooperlat, de Tuparendi, Paulo Mos, apresentou a experiência da cooperativa que possui caminhão próprio para coleta e atua na comercialização coletiva de leite e na compra conjunta de insumos e equipamentos.

Na sequência, o cenário municipal da atividade leiteira foi apresentado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Horizontina e Doutor Maurício Cardoso, Élcio Rosano Mor.

O evento foi promovido pelo STR de Horizontina e Doutor Maurício Cardoso, com apoio da Emater/RS-Ascar, Banrisul, Cresol, Sicredi e Banco do Brasil.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter