Doação de medula no Hemocentro de Santa Rosa.


 No dia 10 de agosto o Hemocentro Regional de Santa Rosa recebeu um grupo de pessoas de Tenente Portela que se deslocou até o município para coletar sangue para o teste de compatibilidade de medula óssea. O pessoal teve uma motivação muito especial, pois entre os moradores da cidade está Felipe Meereis, de 18 anos, que está com leucemia e necessita de um transplante de medula óssea.

A medula óssea é o popular "tutano" que encontramos dentro dos ossos chatos, especialmente os da bacia. Ela é a fábrica dos componentes do sangue. E quando há algum problema nessa fábrica, aparecem doenças como leucemias, aplasia medular, anemias congênitas e alguns tipos de câncer. A chance de se encontrar um doador compatível quando se sai da família é 1 em 100 mil, por isso, quanto mais doadores no banco, maiores são as chances do receptor.

O Hemocentro Regional de Santa Rosa coleta rotineiramente sangue para fazer o teste de compatibilidade. São só 5 ml de sangue que serão analisados a nível de DNA em Porto Alegre. Assim, os dados do doador e seu resultado de histocompatibilidade são colocados em um banco de dados, o REDOME, onde ficam a disposição de quem precisa de um transplante. No caso de haver algum tipo de compatibilidade, essa pessoa será contactada para novos exames e para a doação em si, onde a medula será retirada dos ossos chatos da bacia através de punções.

Para fazer o cadastro, que é único, ou seja, quem já se cadastrou em outras campanhas fica cadastrado até os 60 anos de idade, não precisando mais fazer essa coleta, basta ter entre 18 e 54 anos, não ter doença transmissível pelo sangue e comparecer ao Hemocentro, com documento de identidade, CPF e quem possui, o Cartão Nacional do SUS, nos horários normais de atendimento, de segunda a quarta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Na quinta-feira o local fecha às 16h30 e nas sextas-feiras não há atendimento em Santa Rosa.

Faça sua parte. Cadastre-se. Você pode salvar uma vida.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter