Estamos em uma revolução silenciosa, diz Gil Giardelli


Em uma entrevista para o projeto Next Voices, o professor e estudioso de inovação e economia digital Gil Giardelli comentou sobre o panorama da inovação no Brasil. Giardelli o palestrante deste ano do Seminário da Engenharia de Produção e Administração, realizado pelos respectivos cursos superiores da Setrem, e que acontece em 13 de novembro.
Para ele, é importante o Brasil começar a entender o seu projeto de nação inovadora. "Como educador, tenho uma preocupação de qual é o nosso desafio nessa quarta revolução industrial. Será uma sociedade de menos emprego e quem tiver o conhecimento vai ter uma vantagem sobre isso. Porém, estamos formando uma legião de pessoas que serão desempregadas porque estamos criando pessoas para trabalhos do século passado", afirma na entrevista, disponível em seu canal no YouTube.
A quarta revolução industrial será um dos temas da sua palestra em Três de Maio. Eleito como o quarto mais inovador da Indústria Digital, Giardelli acredita que o país tem potencial, mas a grande mídia brasileira não destaca uma agenda otimista.
"Hoje vejo um Brasil muito triste, recebo muitos relatos de pessoas com depressão, sobre uma tristeza, ora porque perderam seus empregos e estão a muito tempo a procura de um. Mas eu quero dizer para essas pessoas que não desistam. Existem milhares de pessoas que acordam, toda manhã, para fazer coisas fantásticas. Essas pessoas são uma revolução silenciosa, uma revolução que não vai sair no jornal da noite ou no jornal impresso da manhã. Está nascendo um Brasil que tem um empreendedorismo social que já é um grande retrato para o mundo", destaca.
Neste empreendedorismo social, Giardelli acredita que não seremos o país que vai criar grandes conceitos de nanotech, greentech ou neurotech, "mas do que é necessário nessa sociedade em rede, que é compartilhar e dividir". Porém, ele acrescenta que "o Brasil precisa despertar para essa nova era, para esse novo momento da inovação".
A palestra com Gil Giardelli vai acontecer em 13 de novembro, às 20h, no Clube Buricá. Os ingressos podem ser adquiridos na Tesouraria do Campus Setrem, na Unidade Três de Maio ou com os acadêmicos de Administração e Engenharia de Produção.
O evento tem como patrocinadores diamante Agren Agronegócio, BR Phonia, Migrate, Pró-Empreendedor e Via Certa; patrocinadores ouro Abase Sistemas, Gráfica Rex, Mann Peças Agrícolas, Sicredi e Tarumã; patrocinadores prata Agrosol, Certhil, Escritório Contábil ABC, Prefeitura Municipal de Três de Maio, Tecnicon Sistemas Gerenciais e Ullmann Assessoria Contábil; e patrocinadores bronze Diretório Acadêmico da Faculdade Três de Maio (Dacaf), Mais Natural, Ricohpel, Stara e Vinícola Casa Tertúlia.

Fonte: Setrem

Aplicativo

Facebook


Twitter