Irrigação avança como alternativa em propriedades rurais de Tuparendi.


 A implantação de sistemas de irrigação tem avançado no município de Tuparendi,  como perspectiva de diminuição dos efeitos de intempéries climáticas sobre as lavouras e pastagens e consequente maximização da renda. Atualmente, 13,5 hectares de área no meio rural do município, que tem vocação para atividade leiteira, contam com sistema de irrigação.  A alternativa ganha força entre os agricultores familiares a partir do acesso a programas de irrigação disponibilizados pelo Governo do Estado nos últimos anos.  Na propriedade de Moacir Gervásio da Silva, morador da comunidade de Cerro Alto, o sistema de irrigação por aspersão convencional traz novas perspectivas para os 2,7 hectares de pastagens irrigadas.  A tecnologia, instalada no início deste mês, servirá para diminuir os efeitos da estiagem que periodicamente atinge a região, além de intensificar e qualificar o manejo de bovinos de leite a base de pasto, reduzindo custos.

O envolvimento de diferentes entidades culminou na implantação da tecnologia. Para que o sistema fosse instalado, um projeto técnico foi elaborado pela Emater/RS-Ascar e o produtor teve acesso aos recursos, via Banco do Brasil, disponibilizados pelo crédito especial (benefício decorrente em função da última seca) e Pronaf Mais Alimentos. Também é oferecido um subsídio do Programa Mais Água, Mais Renda, coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). Para a instalação do sistema, contou-se com o apoio das Secretarias Municipais da Agricultura e de Obras, que realizaram os serviços de abertura de valas por meio de trator e de sulcador.

Segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, em Tuparendi, técnico em agropecuária Albino Motter, a irrigação é uma tecnologia a ser agregada nas propriedades que têm potencial de reservação de água, mantendo e/ou aumentando a produtividade por área em períodos de estiagem. "A pecuária leiteira é uma das principais atividades no município e diversas propriedades têm potencial para a construção de açudes e instalação de sistemas de irrigação." A ideia, acrescenta Albino, é ampliar o número de propriedades beneficiadas com programas de irrigação até o final deste ano.

Informações complementares sobre programas de incentivo e sistemas de irrigação podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa 

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter