Jovens são contemplados com Programa Bolsa Juventude Rural no Noroeste gaúcho


A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), divulgou, na última semana, a lista oficial de jovens habilitados e selecionados para a concessão de Bolsas do Programa Bolsa Juventude Rural. Na região de Santa Rosa são 33 jovens beneficiados em 12 municípios.

O Bolsa Juventude Rural prevê o repasse de recursos no valor total de R$ 2 mil, pagos ainda em 2019, aos candidatos habilitados e classificados. Para acessar essa Política Pública Estadual é preciso estar matriculado e frequentando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas, possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) familiar e, após a seleção, elaborar um projeto produtivo para ser desenvolvido na propriedade, com acompanhamento técnico realizado pela equipe da Emater/RS-Ascar. A assistente técnica regional social Lisete Primaz destaca que esta política pública é uma importante aliada para ampliar o diálogo entre pais e filhos e oportunizar ao jovem ser protagonista no desenvolvimento de ações na propriedade, junto com a família, tornando mais consciente à decisão sobre a permanência ou não na propriedade.

O município de Porto Vera Cruz, por exemplo, destaca-se na região com a seleção de 11 jovens que integrarão o Programa e receberão Assistência Técnica e Social da Emater/RS-Ascar. A equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e a direção da Escola Estadual de Ensino Médio Tamandaré mobilizaram os jovens rurais, os quais providenciaram a documentação. Dezessete realizaram a sua inscrição no site do referido programa e, após análise da coordenação estadual do programa, 11 destes jovens serão selecionados acessar os recursos para implantação de um projeto socioprodutivo em suas propriedades.

O próximo passo a ser desenvolvido nos municípios é a visita da Emater/RS-Ascar às propriedades dos jovens beneficiados, onde será realizada caminhada transversal e diálogo com os integrantes da família, com vistas a elaborar um projeto produtivo que venha a agregar renda a curto, médio e longo prazo, além de estimular a permanência do jovem no campo.

Aplicativo

Facebook


Twitter