Vida & Saúde único hospital do interior com Acreditação


Um dos maiores reconhecimentos que um hospital pode receber é a certificação da Acreditação Hospitalar. Esse título é o "ISO" dos hospitais e é concedido após auditorias realizadas pala Organização Nacional de Acreditação -ONA. Este é o maior Órgão avaliador dos hospitais do país. O Vida & Saúde, participou da avaliação, pela primeira vez esse ano. O objetivo era conquistar a Certificação Nivel 1, mas após os avaliadores passarem 3 dias na Instituição, realizando uma detalhada avaliação, eles indicaram o hospital no Nivel 2, de forma direta.

 A Diplomação foi realizada nesta terça-feira(31), pelo avaliador da ONA, Dr. Sérgio Ruffini. Segundo ele, "A qualidade em que o Vida & Saúde apresenta em seu trabalho já o elevou diretamente para a certificação nível 2 o que é um fato raro e demonstra o comprometimento de todos aqui com a saúde". Essa feliz surpresa deixou todos os profissionais motivados para manter a melhoria continua nos processos padrões desenvolvidos dentro da Instituição. Hoje, o estado conta apenas com 3 hospitais em Nível 2: o Hospital Virvi Ramos, o Hospital Pompéia(ambos de Caxias do Sul) e o Hospital Vida & Saúde.

 A classificação é destinada em Nível 1 para avaliação da Segurança do Paciente, onde 6 protocolos são desenvolvidos e norteiam todas as atividades realizadas no hospital. Para ser nível 2, a Instituição deve ter excelência no trabalho de Segurança do Paciente, e ainda, ter a gestão de todos os processos realizados de forma integrada nos diferentes setores do hospital, ou seja, a qualidade no trabalho desenvolvido deve ser em todos os setores, incluindo UPA e SAMU gerenciados pelo Vida & Saúde. No estado, ao todo são 14 hospitais Acreditados, sendo 7 no Nível 1, apenas 3 hospitais em Nível 2 e 4 Instituições no Nível 3 que leva em consideração a avaliação dos indicadores. A certificação Nível 3 só pode ser realizada após o hospital ter pelo menos 2 anos de Acreditação para poder avaliar os indicadores. Em todo o país 97 hospitais são Acreditados no Nível 2.

 A Acreditação é fruto de um trabalho que começou pelo Conselho de Administração em 2010 quando foi contratada uma Consultoria para implantar um Programa de Gestão na Instituição. No período o Vida & Saúde ainda estava em recuperação de uma forte crise. Segundo o presidente Rubens Zamberlan, após a estabilidade foi o momento de passar a se preocupar mais com a qualidade, "Investimos no nosso pessoal, na informatização, na infraestrututra, na humanização, nos treinamentos, tudo isso visando a melhoria continua e a credibilidade de nosso trabalho. Hoje estamos muito felizes, pois esse reconhecimento é fruto de todos nossos profissionais, equipe médica, direção e do nosso Conselho". Foram mais de 3 anos de trabalho continuo para buscar a Acreditação. Só no ano passado, cada funcionário realizou em média 29 horas de treinamento. Em 2017 foi realizada a primeira visita técnica, e após o levantamento das ações ainda necessárias, foi desenvolvido um plano de ação. Em maio desse ano foi realizada então a auditoria da Acreditação. Todas as melhorias de Segurança do Paciente que vem sendo implementadas fazem parte do convênio do Vida & Saúde com o Hospital Israelita Albert Einsten.

Assessoria Vida e Saúde

Aplicativo

Facebook


Twitter