Dia de Campo apresenta resultados de gestão sustentável em atividade leiteira



Agricultores e lideranças de Campina das Missões tiveram a oportunidade de discutir sobre segurança e soberania alimentar, energia solar, produção de forragem em sistema silvipastoril, manejo forrageiro, irrigação e conservação do solo, durante dia de campo realizado nesta quinta-feira (27/09). O evento ocorreu na propriedade de Jandir e Marinês Konzen, onde se destaca a gestão sustentável da atividade leiteira.

O casal é integrante do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e executado pela Emater/RS-Ascar.

Pela manhã, foi realizada reunião com todos os beneficiários do Programa no município, no salão da comunidade de linha Butiá Sul, contando com a presença de lideranças, como o prefeito Afonso Lúcio Perius. Na oportunidade, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar apresentou a sistematização dos dados das unidades de produção familiar, desde o início do desenvolvimento das atividades, bem como os resultados que vêm sendo obtidos nas propriedades e o perfil das famílias participantes.  

À tarde, o grupo se uniu a outros participantes da comunidade para acompanhar as estações na propriedade da família Konzen.

 

Visita a campo

Em um primeiro momento, os participantes foram recepcionados no quiosque construído pela família ao lado de sua residência, local oportuno para discutir um dos temas da primeira estação: o bem-estar. O cuidado com os arredores, saneamento básico e o envolvimento de todos os integrantes da família nas decisões em relação à propriedade foram destacados pela assistente técnica regional (ATR) social da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz.

Junto ao quiosque, uma mesa farta de alimentos produzidos na propriedade foi o pano de fundo da fala da ATR social, Vanessa Gnoatto, que abordou questões relativas à segurança e à soberania alimentar. "Produzir o próprio alimento traz uma série de benefícios em relação à nutrição, à saúde e à diminuição de custos", afirmou. Em levantamento feito pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar, descobriu-se que a família, com quatro integrantes, tem um gasto anual com alimentação de aproximadamente R$ 19 mil. "Os alimentos produzidos na propriedade representam o valor de R$ 14.120,00, ou seja, tem-se 75% de autossuficiência alimentar, são valores que não precisam ser desembolsados em compras no mercado", reiterou Vanessa.

O sistema de aquecimento solar, feito com garrafas PET e caixas de leite, utilizado para aquecimento da água na residência e na sala de ordenha, foi tema da explanação do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Antônio Jung. "O aquecimento de água com energia solar representa uma economia considerável de energia elétrica na propriedade, diminuindo custos e aumentando a receita da família. Por anos, a família Konzen já tem aproveitado os benefícios econômicos deste sistema", comentou.

O público foi convidado também a se deslocar até a área com sombra e pastos abundantes. No local, o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Joney Braun, explicou sobre a produção de forragens no sistema silvipastoril. "O conforto térmico vai impactar no manejo reprodutivo e na produtividade final", destacou Braun. O plantio das árvores do sistema, implantado em 2013, seguiu as linhas em nível, de acordo com a declividade do terreno, contribuindo para a conservação do solo da área.

O aprofundamento da discussão sobre conservação do solo, por sua vez, foi pauta da estação conduzida pelo ATR em Manejo de Recursos Naturais, Fernando Dornelles Fagundes, que explicou sobre formas de fazer a análise do solo, bem como práticas conservacionistas a serem adotadas.

O planejamento e o manejo forrageiro nas diferentes estações do ano foram destaque da explanação da técnica agrícola Eliane Engelmann. A estação foi conduzida em meio a uma variedade de pastagens existente na propriedade, que se destaca pela produção de leite a pasto. Para garantir pastagem o ano inteiro, a família investe em adubação e irrigação.

Esclarecimentos técnicos sobre açudagem e irrigação foram aprofundados na estação conduzida pelo técnico agrícola Carlos Ernani Villanova.

O evento promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, contou com o apoio da Cresol,  Sicredi e Cotrirosa.  

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa 

Aplicativo

Facebook


Twitter