Formas de pagamento de IPTU e IPVA devem ser conhecidas no dia 10


Moradores de Porto Alegre e proprietários de veículos do Rio Grande do Sul devem ficar atentos para as despesas tradicionais de início de ano. No dia 10 de dezembro devem ser anunciadas informações a respeito do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2019.

Na data, serão divulgadas, pelas secretarias municipal e estadual da Fazenda, o calendário, as formas de pagamento e as possibilidades de desconto para cada imposto. Sobre o IPTU, a Secretaria Municipal da Fazenda ainda não definiu se o desconto para pagamento em cota única vai ser, mais uma vez, de 10%. A data de vencimento para o IPTU 2019, bem como os valores em aberto de 2018, também devem ser divulgados no dia 10.

Já para o IPVA, ainda não há confirmação por parte da Secretaria Estadual da Fazenda quanto à manutenção das vantagens dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, aplicadas em 2018.

Condutores que não receberam multas nos últimos três anos tiveram dedução de 15%. Para quem não teve multas desde 2017, o índice é de 10%. E quem ficou um ano sem infrações recebe abatimento de 5%.

Já para o programa Bom Cidadão, o governo antecipou que, a partir de 2020, vai exigir número maior de notas fiscais em troca de desconto, em relação a anos anteriores. Para 2019, a tendência é de que as regras atuais não mudem. Dependendo do número de notas, o governo concede de 1% a 5% de abatimento no imposto veicular.

Rádio Guaíba

Aplicativo

Facebook


Twitter