Semana de tempo instável e chuvoso deve persistir sobre o estado


O tempo instável e chuvoso deve persistir sobre o estado até o final da semana. 

Três municípios declararam situação de emergência no Rio Grande do Sul diante dos danos causados pelas chuvas que caíram entre terça (23) e quarta-feira (24). Mas Coronel Bicaco, Três Passos e Campo Novo estabilizaram em relação ao desalojamento das famílias, pois o nível de água diminuiu ao ponto considerado seguro para que todos pudessem retornar a suas residências.
O município de Dom Pedrito também decretou situação de emergência, no entanto, ainda não há confirmação de estabilização da situação das famílias afetadas. São Martinho, Getúlio Vargas, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Rondinha e Porto Lucena avaliam danos e estudam a necessidade de decretar situação de emergência. Desabrigados e desalojados já retornam a suas casas.

O alto nível de chuvas que resultou em enxurradas, afetou essas e outras localidades do Rio Grande do Sul. O nível do Rio Uruguai em diversos pontos ainda está aumentando. O monitoramento hidrológico é acompanhado pelos coordenadores da Regional da Defesa Civil de Uruguaiana.

Os municípios de Jacutinga e Quatros Irmãos foram vistoriados e, mesmo tendo sofrido com as enxurradas, os danos não foram suficientes para decretação. No entanto, o monitoramento continua pela possibilidade de que novos transtornos venham a ocorrer. 

Informações ou pedidos de auxílio devem ser encaminhados pelo telefone 199.

Com relação à temperatura, será no final de semana que as temperaturas cairão bem mais, com o avanço de uma massa de ar polar. Em alguns municípios os termômetros podem chegar a marcar temperaturas próximas dos 5° graus na madrugada do sábado (27).

Texto: Ascom Irga/ com informações do Instituto Climatempo
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Aplicativo

Facebook


Twitter