Ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente são realizadas na região de Santa Rosa


Neste dia 5/06 celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste ano com o tema "Acabe com a poluição plástica". Na região de Santa Rosa diversas ações serão realizadas durante a semana com a intenção de chamar atenção para o tema e também de promover boas ações ecológicas em prol da vida. 

As ações da campanha de coleta de lixo eletrônico em Boa Vista do Buricá já iniciaram-se nesta segunda-feira (04/06) e seguem até amanhã (06/06). A Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Conselho Municipal do Meio Ambiente estão promovendo a campanha de conscientização para destino correto de resíduos eletrônicos como telefones celulares e acessórios, equipamentos de informática, eletrodomésticos e outros aparelhos em desuso. Nesta terça-feira (05/06) a coleta de lixo eletrônico está ocorrendo na quadra do ginásio São José e nesta quarta-feira (06/06), a entrega pode ser feita junto ao Parque de Máquinas. A coleta é realizada das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Na oportunidade também são apresentadas orientações sobre o correto descarte. 

Também em Boa Vista do Buricá, na quarta-feira (06/06), estudantes da escola de Linha Caçador terão a oportunidade de participar de palestra sobre proteção de nascentes de água. A palestra começa às 8h30 e será promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar. Além disso, haverá orientações sobre o uso da lixeira comunitária da comunidade.

Nesta terça-feira (05/06), em Campina das Missões, acontece mobilização para coleta seletiva do lixo. A ação é promovida pelo Rotary Club, Prefeitura, Conselho Meio Ambiente e escolas do município. Está sendo realizada divulgação e distribuição de folders sobre coleta seletiva do lixo e do óleo de fritura nas escolas e residências da área urbana, além de distribuição de funis para coleta de óleo de fritura.

Uma roda de conversa sobre poluição plástica será promovida em Garruchos, das 8h30 às 11h desta quarta-feira (06/06). O evento promovido pela Emater/RS-Ascar será no salão comunitário de Passo da Tigra. Já na quinta-feira (07/06), estudantes de Garruchos participam de encontro com o tema "Acabe com a poluição plástica", organizado pela Emater/RS-Ascar, na Escola Municipal José Rodrigues.

No dia 07/06, em Boa Vista do Buricá, a partir das 14h, a Emater/RS-Ascar realiza oficina de construção de horto aspiral para plantio de plantas medicinais com alunos e professores da Apae. A atividade conta com a parceria dos escritórios municipais de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária. No dia 18/06 será feito o plantio e oficina de identificação das plantas.

Em Santo Cristo, de 8 a 10 de junho será realizada a 5ª edição da Ecocavalgada dos Oficiais com a participação de 120 pessoas, que farão visitação às principais cachoeiras do município. Ao longo do trajeto será realizado plantio de árvores. A cavalgada contará com a presença de oficiais de justiça de diferentes pontos do Estado e conta também com o apoio do CTG Rancho da Amizade, Piquete Ponche Verde, Prefeitura de Santo Cristo e Emater/RS-Ascar.

No sábado (09/06), em Cerro Largo será realizado o evento Ecociência, das 10h às 16h, na Praça da Matriz. O evento é promovido pela Prefeitura e Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), com apoio da Emater/RS-Ascar, com vistas à conscientização sobre a separação do lixo para coleta seletiva, além de demonstrações de reaproveitamento de óleo para fazer sabão, construção de composteira doméstica, limpeza de corpo hídrico e distribuição de mudas de espécies frutíferas nativas.

Aplicativo

Facebook


Twitter