Região Fronteira Noroeste segue na bandeira Laranja


Depois de analisar o recurso apresentado pelos municípios que compõe a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, o Gabinete de Crise do Governo do Estado decidiu reverter a bandeira vermelha anunciada preliminarmente na última sexta-feira 10, nos moldes do Distanciamento Controlado. Santa Rosa, pertencente a R14, permanece na bandeira Laranja. Sábado 11, a AMUFRON através de uma ação coletiva das Prefeituras contestou a bandeira vermelha atribuída a R14. O anúncio foi feito pelo Governador Eduardo Leite no final da tarde desta segunda-feira, 13.
Três dias após colocar 75% do território gaúcho sob bandeira vermelha, o governo do Estado aceitou pedidos de reconsideração e reduziu o status de alerta em cinco das 15 regiões classificadas com risco severo na sexta-feira (10). Dessa forma, ficam sob bandeira laranja Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Erechim e Santa Cruz.
Em contrapartida, Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Taquara, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul e Palmeira das Missões seguem com a atividade econômica restrita para tentar diminuir a circulação de pessoas. As medidas de isolamento previstas na bandeira vermelha entram em vigor nesta terça-feira (14).
Na transmissão pelas redes sociais em que divulgou o mapa definitivo do distanciamento controlado, o governador Eduardo Leite anunciou uma mudança nas regras do comércio sob bandeira vermelha. Segundo Leite, mesmo as atividades consideradas não essenciais poderão, a partir desta terça-feira, operar pelo sistema pegue e leve e drive thru. Na semana anterior, o governador já havia liberado o comércio eletrônico para essas empresas.

Fonte: Portal Plural

Aplicativo

Facebook


Twitter