1º Encontro Municipal de Idosos é promovido em Alegria


O Dia Internacional do Idoso, celebrado nesta terça-feira (1º/10), foi marcado pela realização do 1º Encontro Municipal de Idosos em Alegria, no Noroeste do Estado. O evento realizado no CTG Querência Alegre foi marcado por momentos de descontração e também de reflexão sobre a relação entre gerações e os direitos da pessoa idosa.
Em torno de 150 pessoas participaram do Encontro, promovido pela Emater/RS-Ascar, Conselho Municipal do Idoso e Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Alegria, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Pastorais da Igreja Católica, CTG Querência Alegre, Banrisul e Sicredi.
Segundo o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Alegria, Arlindo Almeida, a proposta central foi comemorar o dia do idoso e refletir sobre os desafios de envelhecer no século XXI e as políticas públicas. "Os idosos são o verdadeiro capital humano, ativo intangível que a sociedade possui e precisa valorizar essas experiências de vida, especialmente nas decisões que determinam o rumo, o futuro e o desenvolvimento desejado", destaca.
Entre as lideranças presentes no evento estiveram o prefeito de Alegria, Gustavo Teixeira Bigolin, a supervisora da Emater/RS-Ascar, Ancila Altmann, a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Maria Veroniz Bogolin, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Albino Zainskoski, e a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Vera Johan Righi.

Programação

O público teve a oportunidade de acompanhar palestra com o professor da Fundação Educacional Machado de Assis (Fema) Leandro Steiger, mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Steiger conduziu um retorno ao passado, com recuperação de memórias que marcaram a vida dos idosos no século passado, evoluindo para os direitos dos idosos atualmente e as relações entre as gerações. No resgate, lembrou sobre como foi a vida na adolescência e juventude dos idosos de hoje, relacionando com a vida das crianças e adolescentes da atualidade. "Foi um resgate muito interessante, mostrando que tudo que as novas gerações fazem aos idosos hoje lhes servirá quando forem idosos também, como por exemplo grantir a acessibilidade nas casas dos pais ou avós, sendo que esta poderá ser a casa que o filho ou neto irá habitar no futuro", avalia Arlindo.
Para alcançar a desejada saúde, pequenas ações diárias são importantes, como momentos de alegria e de atividade física. Para oportunizar um destes momentos, de promoção de saúde e bem-estar, a educadora social do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf), Maribel Lacks, conduziu uma sequência de atividades de alongamento e descontração.
Apresentações artísticas conduzidas pelo Cras e um lanche compartilhado encerraram a programação, que deve ter nova edição no ano que vem.

Fonte: Emater

Aplicativo

Facebook


Twitter