26ª Feira do Peixe de Santa Rosa encerrou com comercialização de 12 toneladas de pescado


A Feira do Peixe, já tradicional em Santa Rosa, reuniu um público de aproximadamente 4 mil pessoas, no Mercado Público, nesta quarta-feira (28/03). A Semana Santa fez com que a comercialização de peixe se intensificasse significativamente sendo que foram vendidas em torno de 12 toneladas durante a 26ª edição da feira, movimentando aproximadamente R$ 170 mil.

O evento promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Santa Rosa contou com o envolvimento de 15 expositores que comercializaram peixes frescos, assim como dos feirantes já tradicionais no Mercado Público, que disponibilizaram produtos hortigranjeiros, agroindustrializados e artesanato.

O presidente da Feira do Peixe, médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Guilherme Dahmer, destaca que além do envolvimento das entidades promotoras, o evento é resultado da aliança entre diversos parceiros, com destaque também para a Sicredi, que apoiou na divulgação, e para a Alibem, que cedeu seis toneladas de gelo para a manutenção dos peixes frescos. "Grande parte dos peixes aqui presentes levaram três anos para chegar neste tamanho e, este trabalho, na área de piscicultura, já é tradição em Santa Rosa, onde temos produtores que trabalham de maneira profissional há anos", comenta Guilherme.

Na abertura oficial do evento estiveram presentes diversas autoridades e foi realizada a benção do local, pelo padre Assis Moser, diante do significado religioso da Semana Santa, que leva à ampliação o consumo do peixe. O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, reafirmou o caráter simbólico, cultural e religioso do evento e também a importância econômica, uma vez que faz circular valores significativos para o produtor rural.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, lembrou que  a comercialização de peixes na Semana Santa, apenas no ano passado, movimentou mais de R$ 5 milhões na região, montante que deve ser atingido também neste ano, "o que significa uma renda importante a mais, para que a família possa se manter no meio rural".  

 
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
Foto; José Schafer

Aplicativo

Facebook


Twitter