Desde 2002, a Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem e o Sicredi União RS são parceiros no Programa A União Faz a Vida. Atualmente são atendidos 11 municípios da região Noroeste. O foco é desenvolver a cooperação e a cidadania junto aos estudantes da rede municipal de ensino.
"O programa busca trabalhar a questão da equipe e da cooperação, oportunizando aos alunos experiências por intermédio de projetos nas escolas", explica o coordenador do Núcleo de Extensão da Setrem, Valsênio Gaelzer. Professores da Setrem auxiliam as escolas, por meio de uma assessoria pedagógica, na elaboração dos projetos e no planejamento de atividades.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio, do interior de Alecrim (RS), é uma das instituições de ensino que participam do Programa A União Faz a Vida. Os estudantes, com apoio dos professores, realizaram uma expedição investigativa para entender a realidade dos agricultores que vivem na comunidade onde a escola está inserida.
Na pesquisa, eles descobriram algumas dificuldades, entre elas a sucessão familiar. "A maioria dos proprietários possuem mais de 60 anos. Então levantamos esta questão: o que nós, como escola, podemos fazer para que esses jovens fiquem na agricultura", falou o diretor da Escola Santo Inácio, Élio José Brzuska. Para ele, a participação no Programa abre horizontes aos alunos.
O exemplo da escola de Alecrim foi apresentado durante o evento "Experiências que inspiram, vidas que transformam", realizado nesta quinta-feira, 23 de maio, no Campus Setrem. Participaram secretários municipais de Educação, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores responsáveis pelo Programa e alunos dos municípios atendidos.
Na ocasião foram apresentadas experiências que poderão ser utilizadas nas atividades do Programa A União Faz a Vida. Também foi uma oportunidade para alunos e professores visitarem os laboratórios da Setrem para que possam se inspirar nas suas expedições investigativas.
Para o vice-presidente do Sicredi União RS, Enio Scheid, as ações do programa estão no caminho de um mundo melhor. "Em conjunto com a Setrem estamos fazendo a nossa parte em transmitir, às crianças e adolescentes dos municípios onde atuamos com o Programa, o espírito mais cooperativo e de associativismo, e menos individualismo", destaca.
E assim como na escola de Alecrim, o Programa visa desenvolver a comunidade a partir da sua realidade. "Na educação, a inspiração traz paixão, que promove o amor e alimenta os sonhos. Nós precisamos sonhar com uma região que se desenvolve a partir da sua realidade. Precisamos experimentar para nos inspirar e transformar", completa Valsênio Gaelzer.
Hoje, a Setrem está inserida no Programa A União Faz a Vida nos municípios de Alecrim, Giruá, Porto Lucena, Tuparendi, São Borja, Santo Antônio das Missões, Cândido Godói, Porto Xavier, Catuípe, Novo Machado e Tucunduva.