África do Sul esta preocupada com estado de saúde do Ex-presidente Mandela


Ex-presidente está internado há 17 dias. Comunidade internacional torce pela recuperação do ícone da luta contra o apartheid.
 Nelson Mandela, está internado há 17 dias por uma infecção pulmonar, e seu estado continua grave, segundo os médicos  o líder antiapartheid trava seu último grande combate. Segundo o atual presidente Jacob Zuma, os médicos fazem todo o possível para assegurar o bem-estar e conforto dele. Mandela, ícone da luta contra o apartheid e primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994, fará 95 anos no dia 18 de julho.

Desde dezembro passado, Mandela foi internado em quatro ocasiões, vítima das infecções pulmonares que sofre há anos, provavelmente devido às sequelas da tuberculose contraída na prisão da ilha de Robben, onde passou 18 dos 27 anos de prisão sob o regime racista do apartheid.

Segundo informaçoes o fígado e os rins de Mandela têm apenas 50% de funcionamento e o ex-presidente "não responde" e "não abre os olhos há dias". Além disso, o ex-presidente precisou ser ressuscitado ao chegar no hospital.

As últimas imagens exibidas em abril, durante uma visita de líderes da ANC a seu domicílio em Joanesburgo, mostravam Mandela com um ar completamente ausente. 


Libertado em 1990, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 por sua atuação nas negociações de paz visando instalar uma democracia multi-racial na África do Sul, conjuntamente com o último presidente do regime de apartheid, Frederik de Klerk. Mandela foi de 1994 a 1999 o primeiro presidente negro de seu país, um líder de consenso que soube conquistar o coração da minoria branca, que havia combatido a permanência no poder.

Fonte:Correio Braziliense

Aplicativo

Facebook


Twitter