Reuniram-se no escritório municipal da Emater/RS-Ascar, na quinta-feira (11/04), família beneficiaria e integrantes do Comitê Gestor Municipal do Programa de Fomento à Inclusão Produtiva Rural, resultado de acordo de cooperação técnica com Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Esta etapa do Programa deve beneficiar, entre 2019 e 2021, mil famílias rurais do Rio Grande do Sul, sendo que em 2019 são seis famílias de Giruá em situação de vulnerabilidade econômica e social no meio rural.
A extensionista social da Emater/RS-Ascar Helena Sandri Zaltron apresentou o Programa que visa estimular a produção de autoconsumo, a geração de renda e melhorias nas condições de vida, em busca da recuperação do protagonismo e da cidadania dessas famílias.
Na oportunidade o assistente social da Secretaria Municipal de Promoção Humana, Silmar Dutra, relatou políticas públicas que as famílias beneficiárias também podem acessar. Representando o Sindicato dos trabalhadores Rurais, o vereador Luiz Fernando Desbesell falou sobre as peculiaridades da reforma da Previdência Social.
Para serem beneficiadas, as famílias devem estar inscritas no Cad Único, possuir baixa renda mensal per capita e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
A primeira etapa consiste em diagnóstico para levantamento da situação socioeconômica das famílias beneficiárias. Logo após será elaborado projeto produtivo, de acordo com a vocação e as condições das famílias apontadas no diagnóstico. Para a viabilização do projeto produtivo junto ao local onde vivem será disponibilizado o valor de R$ 2.400,00 por família, sendo que a destinação dos recursos deverá ser devidamente comprovada.