Agricultores de Novo Machado recebem orientações sobre produção de frutas e verduras


Corpo No contexto em que 2021 é instituído pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) como o Ano Internacional das Frutas e Verduras, a Emater/RS-Ascar aderiu à proposta de sensibilizar sobre a importância da produção e do consumo destes alimentos para a promoção da segurança alimentar e da saúde.

Em Novo Machado estão sendo desenvolvidas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) de modo que as famílias possam produzir com maior sustentabilidade e oportunizar o acesso diversificado e contínuo a frutas e verduras na alimentação diária.

Entre as atividades desenvolvidas estão a promoção de troca de sementes crioulas entre as famílias, orientações técnicas e demonstração de podas de frutíferas, bem como em relação ao uso de caldas no tratamento de pragas e doenças na horta e pomar doméstico.

Também, seguindo o decreto municipal e os cuidados em relação à prevenção da Covid-19, como o uso de equipamentos de proteção individual e distanciamento físico, no dia 21 de julho, lideranças comunitárias e merendeiras responsáveis pela alimentação escolar do município tiveram a oportunidade de participar de curso, ofertado junto ao salão da Comunidade de Cristo, sobre aproveitamento de frutas e verduras na elaboração de receitas, bem como boas práticas de manipulação. Ainda foram apresentadas formas criativas e diferenciadas de apresentação dos pratos, de modo a estimular o consumo pelas crianças e nas casas das famílias, através da decoração com frutas, verduras e temperos naturais.
 
Fonte: Jornal Noroeste

Aplicativo

Facebook


Twitter