Agroindústrias de Santa Rosa são inclusas em Programa Estadual


Duas agroindústrias de Santa Rosa deram, nesta semana, um importante passo para consolidar a legalização dos empreendimentos. A Agroindústria da Haidi e a Marli Agroindústria receberam o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar. Com isso, Santa Rosa já possui 22 agroindústrias legalizadas.
Ambas as agroindústrias comercializam seus produtos no Mercado Público Eclair Moraginski, de Santa Rosa, e seguem todos os padrões legalizados para atender ao público. Haidi Ivete Schmidt e sua família produzem geleias de frutas e conservas de pepino e de cebola, assim como comercializam kit sopa. Já a outra agroindústria, sob coordenação de Marli Radke, produz panificados, com foco no pão de milho.
Os certificados foram entregues aos responsáveis nesta semana pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar, após uma trajetória de adequações para a formalização e legalização, previstos no Peaf-RS. O Programa Estadual de Agroindústria Familiar oportuniza serviços de orientação para regularização sanitária e ambiental com a disponibilização de perfis agroindustriais e layout de rótulos, facilita a participação dos agricultores familiares em mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), disponibiliza cursos de qualificação nas áreas de gestão, boas práticas de fabricação e processamento dos alimentos; e oferece assistência técnica para elaboração de projetos de regularização sanitária e ambiental.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter