Foi reinstalada na manhã desta segunda-feira (30) a torre de energia que caiu no último sábado (28) no município de Vale Verde, no Vale do Rio Pardo. A queda ocorreu durante um temporal registrado na região, mas, posteriormente, técnicos da Cooperativa Certaja - responsável pelo fornecimento - constataram uma sabotagem.
Inicialmente, foi informado pela cooperativa a retirada de 20 parafusos. No entanto, com a conclusão dos trabalhos, foi confirmada pela Certaja a remoção de 64 parafusos.
Sem o reforço na base, a torre cedeu, fazendo entornar outra torre distante cerca de 60 metros. A conclusão do serviço de recuperação das estruturas ocorre no início da tarde. Com isso, o fornecimento de energia será normalizado.
Desde o sábado, cerca de 6 mil pontos localizados nos municípios de Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado e Rio Pardo estavam com energia, mas com uma queda na tensão da rede dos 220 nominais para em torno de 200 volts. A medida foi necessária por uma operação de emergência em que foi transferida a carga para uma subestação de Taquari.
O presidente da Cooperativa Certaja, Renato Martins, afirma que esta é a primeira vez que algo do tipo acontece na região.
- Nunca passamos por algo do tipo, agora fica o alerta. Vamos avaliar o que aconteceu e pensar em medidas de segurança que podem ser implementadas - ressaltou.
Fonte: Gaúcha ZH/Laura Becker