Na semana passada a Apae de Três de Maio reuniu seus professores e equipe pedagógica para anunciar e orientar sobre a realização de aulas à distância para os alunos da educação especial, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19).
A diretora administrativa da Apae, Nadir Gabe, explicou que a medida, autorizada pelo Conselho Nacional de Educação, passa a valer a partir de 4 de maio, com a reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período da pandemia.
A Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Coordenadoria de Educação e Ação Pedagógica, emitiu comunicado orientando as Apaes, de acordo com as determinações do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, sobre a reorganização das atividades escolares, ciente do desafio de vivenciar o outro lado da escola especial, em que as equipes apaeanas utilizarão a criatividade na prática pedagógica, programando as atividades domiciliares para seus alunos enquanto perdurar a impossibilidade de atividades escolares presenciais na escola especial.
A diretora pedagógica Simone Rossi Tiecher ressaltou aos professores que, conforme orientação do Conselho Nacional de Educação, a principal finalidade do processo educativo é o atendimento dos direitos e objetivos de aprendizagem previstos para cada etapa educacional. "Temos consciência do desafio, mas faremos o possível para dar sequência às atividades escolares dentro das possibilidades. Será uma experiência valiosa de fazer educação fora da sala de aula", disse Simone.
As aulas, com a realização de atividades pedagógicas domiciliares, ocorrerão via WhatsApp. De suas casas, os professores de cada turma enviarão as atividades, todos os dias, por meio de vídeos e áudios. Além disso, haverá tarefas que os pais poderão buscar impressas na escola nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h. As atividades contarão com o auxílio dos pais ou responsáveis pelos alunos no ambiente familiar.