Após uma segunda-feira (13) de muito calor no Rio Grande do Sul - a máxima registrada em Porto Alegre foi de 37,2ºC - o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a possibilidade de temporal e queda de granizo no território gaúcho nesta terça-feira (14). A medição da Climatempo considera até as 15h na estação meteorológica do bairro Jardim Botânico e colocou a cidade como a Capital mais quente do país no dia.
Podem ser registradas no RS rajadas de vento entre 60 km/h e até 100 km/h. Dessa forma, existe o risco de alagamentos, danos nas redes de energia e aparelhos elétricos, quedas de árvores e estragos em plantações em todo o Estado.
As regiões da Campanha, Noroeste e Fronteira Oeste devem ser as mais atingidas. Nestas áreas, sete municípios devem ter acumulados de 48 mm, o que representa 30% da expectativa para o mês. Na Capital, a precipitação aparece na segunda metade do dia e os acumulados podem chegar a 24 mm.
A temperatura mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra, com os termômetros marcando 14°C. Já a máxima prevista para a terça-feira no RS deve ser registrada em Alto Feliz, no Vale do Caí, registrando 39°C.Em Porto Alegre, a variação fica entre 24°C e 35°C.
Segundo a Climatempo, pelo fato desta segunda-feira (13) ter registrado altas temperaturas em todo o Estado, esse calor favorece a formação de nuvens de chuva. Contudo, a circulação de vento em diferentes níveis da atmosfera também corrobora para a existência de nuvens carregadas.
O cenário de chuva deve persistir até a próxima sexta-feira (17). Nesta quarta-feira (15), a temperatura mínima aparece, em Pedras Altas, no sul do Estado, com os termômetros registrando 14°C . Já a máxima de 32°C vai ser registrada em Novo Tiradentes, no Norte. A Capital terá variação térmica entre 23°C e 28°C.
Fonte: GZH