A 6ª edição do Dia Estadual do Peixe será apresentada na tarde desta sexta-feira (10/03), das 14h às 16h, na Casa UPF da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Nesta ocasião, os organizadores e apoiadores do evento a ser realizado em Coxilha, no mês de maio (05/05), apresentarão a cidade, o evento e novidades sobre peixes de cultivo (piscicultura).
Organizada pela prefeitura de Coxilha, Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o Dia Estadual do Peixe teve sua última edição em 2019, por conta da pandemia. Desde então, um dos maiores avanços para a piscicultura, são uma nova lei estadual que incentiva o desenvolvimento sustentável da aquicultura, e novas regras de licenciamento, que trazem segurança jurídica às propriedades.
Apoiam, também, a realização do 6º Dia Estadual do Peixe a Frente Parlamentar da Aquicultura, Piscicultura e Aquaponia da Assembleia Legislativa gaúcha, Famurs, Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA) e Sebrae.
Confira a programação do Dia Estadual do Peixe
7h30 - Boas-vindas com café da manhã
9h - Abertura
9h15 - Painel sobre regularização da aquicultura com Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fepam, piscicultora Gabriela Mattei e licenciador municipal
10h15 - Painel sobre associativismo na aquicultura com Ofélia Maria Campigotto (Associação Catarinense de Aquicultura) e Renata Melon Barroso Bertolini (MPA/RS)
10h55 - Palestra Desafios e oportunidades da piscicultura gaúcha, com o professor e doutor Leonardo José Gil Barcellos (UPF)
11h45 - Manifestações da Emater/RS-Ascar e autoridades
12h30 - Almoço
13h às 16h - Mostra de empresas da cadeia produtiva de tilápia RS