BRASIL PERDEU ÁREA EQUIVALENTE AO TERRITÓRIO DA PARAÍBA EM QUEIMADAS APENAS EM AGOSTO, APONTA MAPBIOMAS


Um levantamento do MapBiomas revela que o Brasil perdeu, apenas no mês de agosto, uma área equivalente ao território da Paraíba devido a queimadas. Os dados, provenientes do Monitor do Fogo, criado em 2019, indicam que o país nunca enfrentou um cenário tão grave como o registrado no último mês. Comparando agosto de 2024 com o mesmo período em 2023, houve um aumento de 149%, o que representa um salto de 3,3 milhões de hectares queimados. Desses, um em cada quatro hectares está localizado em áreas de pastagem destinadas à pecuária.

São Paulo foi um dos estados mais afetados, contribuindo significativamente para os números alarmantes. Em agosto de 2024, o estado concentrou 86% das queimadas do ano, com quase 90% ocorrendo em áreas agrícolas. O cultivo de cana-de-açúcar foi o mais impactado pelo fogo no interior paulista, com as cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Pitangueiras sendo as mais atingidas.

Até o momento, 15 pessoas foram presas por causarem incêndios no interior de São Paulo. Entre os biomas mais afetados estão o Cerrado e o Pantanal, com destaque para a região Centro-Oeste do país. No Mato Grosso do Sul, o governo estima que as queimadas de 2024 já tenham devastado 2 milhões de hectares.

A Amazônia também sofreu intensamente, com 2 milhões de hectares queimados, especialmente nos estados de Mato Grosso e Pará. O único bioma que não apresentou aumento nas queimadas foi o Pampa, localizado no Rio Grande do Sul.

Fonte: CNN Brasil

Aplicativo

Facebook


Twitter