As baixas temperaturas voltam a predominar no território gaúcho nesta sexta-feira (14). Isso ocorre devido ao avanço de uma massa de ar polar no RS. A mínima do dia deve ser marcada em Pedras Altas, no Sul: 0°C. Em áreas como a Fronteira Oeste, a Região Central, o Noroeste e o Norte, o dia pode começar com geada ou névoa. Além disso, segue prevalecendo a possibilidade de neve, em pontos mais altos da região serrana, durante a madrugada de quinta para sexta-feira. Em Porto Alegre, a variação térmica deve ficar entre 8°C e 13°C.
De acordo com a Climatempo, devido ao avanço do ciclone extratropical em direção ao oceano, o tempo começa a firmar no Estado. Contudo, pancadas de chuva ainda vão predominar, na primeira metade do dia, na Região Metropolitana, no Litoral e na Serra. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até às 10h de sábado, para declínio brusco nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul.
A tendência é de que no sábado o tempo firme predomine em todo o Estado. Porém, existe o risco de geada em áreas como a Região Central e Norte. Na Campanha e na Fronteira Oeste, pode ter formação de nevoeiro.
As temperaturas seguem reduzidas. A mínima, -1°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. A máxima ocorre em Novo Tiradentes, no Norte: 22°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 6°C e 16°C.
Fonte: GZH