A tarde deste sábado, dia 4, foi marcada por temporais com chuva intensa em curto intervalo de tempo e rajadas de ventos em cidades do Litoral Norte e Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Os maiores acumulados de chuva registrados em 24 horas foram em Rio Negrinho (58,4 mm), Jacinto Machado (56,8 mm) e Araranguá (50 mm).
Em São João do Sul, Luiz Alves, Blumenau, Praia Grande, Sombrio os acumulados foram de 34 a 47 mm. Além de rajadas de ventos que variaram de 50 a 66 km/h, com destaque para Araranguá com 103 km/h.
De acordo com a Defesa Civil, foram reportadas diversas ocorrências, como alagamentos pontuais, destelhamentos, queda de muros e árvores.
Em Jaraguá do Sul, a cobertura de um posto de combustíveis chegou a desabar. Também houve interrupção no fornecimento de energia elétrica e de internet.
Os temporais que atingiram essas regiões se formaram pela combinação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, formação de uma área de baixa pressão no mar e o aquecimento diurno, segundo a Defesa Civil.
As temperaturas superaram os 30°C em várias cidades da região litorânea. Os eventos foram classificados como tempestades locais convectivas acompanhadas de vendaval.
Já a ocorrência de Araranguá, que também atingiu as localidades de Balneário Arroio do Silva e Içara, ainda está sendo analisada pelo órgão.
FONTE: Oeste Mais