Na manhã desta sexta-feira (27), o presidente da Fundação Municipal da Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), Delcio Steffan; o vice-prefeito de Santa Rosa, Luís Antônio Benvegnú e o coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Rosa (CRS), Anselmo Loureiro do Santos, realizaram uma coletiva de imprensa para anunciar o primeiro caso de coronavírus confirmado na cidade. Trata-se de um homem de 31 anos que esteve no exterior, onde reside com sua família.
Conforme o presidente da FUMSSAR, após apresentar os primeiros sintomas, o paciente permaneceu em isolamento domiciliar. Os exames foram coletados no dia 20 de março e os resultados foram apresentados pelo Laboratório Central de Saúde do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) na manhã de hoje.
O coordenador da 14ª CRS disse que a confirmação já era esperada para algum momento e que a população deve manter as medidas protetivas.
A Fundação informou ainda que os órgãos de saúde locais reforçam que estão mantidas as medidas de contenção de aglomeração, através de decreto de calamidade pública. "Estamos na primeira fase, nos próximos dias podemos ter pacientes internados, por isso estamos providenciando estrutura para garantir isso", enfatiza.
Na noite de quinta-feira (26), a FUMSSAR emitiu um Boletim oficial informando que o município registrava 15 notificações, das quais 6 haviam sido descartadas e 9 aguardavam resultados de exames laboratoriais. O caso confirmado teve seu teste positivo informado pelo Estado após a divulgação do boletim. O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, relatou que foi informado do caso por volta da meia-noite, através das autoridades de saúde do município.
Fonte: FUMSSAR