A Comissão Setorial das Instituições de Ensino Superior do COREDE Fronteira Noroeste teve reunião na última semana, no campus da SETREM, em Três de Maio. Estiveram presentes a presidente do COREDE FN Vanice Helena de Matos, o vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, o vice-diretor da SETREM, Mauro Nuske, o diretor da FEMA, Antônio Ternes, o pró-reitor da Unijuí Campus Santa Rosa, Marcos Scherer, a diretora-geral do IFFar Campus Santa Rosa Renata Rotta, e a diretora de Pesquisa, Extensão e Produção Adriana Michelotti, também do IFFar.
A Comissão Setorial é coordenada pelo professor Marcelo Blume e na oportunidade foram discutidos e encaminhados assuntos relacionados ao Pólo Tecnológico, ao calendário de eventos 2020 e ações cooperadas entre as IES do Corede FN. A presidente do Corede, Vanice de Matos relatou a tramitação do processo que tem por objetivo inserir além da Unijuí, que é a executora do Pólo de Tecnologia da Fronteira Noroeste desde 1989, a FAHOR, a FEMA, a SETREM e o IFFar Campus Santa Rosa.
O professor Marcos Scherer, propôs a discussão sobre as constantes ameaças à filantropia, que sofrem as instituições de ensino comunitárias brasileiras que detém imunidade tributária. O grupo refletiu sobre as possibilidades de importantes perdas retroativas das instituições, incluindo integrantes da Setorial, bem como a proposição da comissão especial do Senado para a retirada da filantropia de todas as instituições educacionais, ficando encaminhadas ações de comunicação e articulação, reafirmando a importância da mobilização das lideranças de todas as instâncias e setores, bem como das comunidades escolares.
Um importante trabalho foi iniciado pela Setorial, para a conciliação do calendário de eventos 2020 promovidos pelas IES do COREDE FN, com os objetivos de evitar o conflito de datas, oportunizar uma maior participação entre os públicos nos eventos e aumentar a cooperação e a qualidade dos mesmos. Foi proposta também, a criação de um Fórum de todo o COREDE FN para discutir e alinhar os conceitos e o entendimento sobre desenvolvimento regional entre as lideranças e a comunidade da Fronteira Noroeste do RS. Será formado um grupo para organização da proposta e do evento, que poderá ser anual, a partir da aprovação da Assembleia do COREDE FN.
Outra proposição da Comissão Setorial das IES é um encontro para integrar ações, promover e desenvolver as Incubadoras e Parques Tecnológicos da região Fronteira Noroeste do RS, que congrega cinco estruturas do gênero. Uma possibilidade é que o primeiro encontro seja integrado com as instituições ligadas a Red Cidir - Rede de Cooperação Interuniversitária de Desenvolvimento e Integração Regional, que possui 20 IES integrantes, de cinco diferentes países da América Latina. O próximo encontro da Comissão Setorial das IES do COREDE FN será no dia 12 de novembro, no campus do IFFar, em Santa Rosa.
Fonte: FAHOR