Na quarta-feira, 11 de dezembro, o Comitê Gestor do Projeto Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (Pisa) esteve reunido em Vista Gaúcha. O último encontro do ano foi realizado para que os integrantes avaliassem o andamento das ações até o momento e também para que planejassem as ações para o próximo ano.
Estiveram presentes o consultor setorial do programa, Marcelino Colla; a gestora de projetos do Sebrae RS, Fabiane Niedermeyer; o supervisor de ATeG do Senar-RS na área de leite no Estado, Herton Lima; o supervisor regional do Senar-RS, Diego Coimbra; bem como lideranças dos municípios e entidades que integram o projeto: Independência, São José do Inhacorá, Nova Candelária, Tenente Portela e Vista Gaúcha.
Nestes municípios, o projeto iniciou em 2017 e finalizará em 2020. O Pisa é uma iniciativa do programa Juntos Para Competir (ação integrada da Farsul, Senar-RS e Sebrae RS), e nesta edição atende aproximadamente 150 produtores de leite.
O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente de Vista Gaúcha, André Junior Danette, iniciou as avaliações, explanando os desafios enfrentados no decorrer do ano, bem como melhorias para o próximo. Fabiane levantou a possibilidade de os líderes sugerirem e escolherem assuntos a serem abordados pelos consultores técnicos para o próximo ano nos grupos.
O técnico agrícola da Secretaria da Agricultura de Tenente Portela, Rovani Antonio Jaguszeski, destacou que é nítida a evolução das propriedades participantes do Pisa. Ele também citou a ação com os minilaboratórios de aferição da atividade leiteira, dos quais os produtores gostaram muito. "Considero que foi o ano de maior evolução até agora dentro do projeto. Agregou muito; é uma formação ao produtor. E ficamos felizes em dizer que aqui não tivemos desistência de produtores do Pisa e nem da atividade leiteira", afirma. A vice-presidente do Sindicato Rural de Tenente Portela, Márcia Medeiros, que é produtora assistida do Pisa, também revelou ter a percepção de que 2019 foi o ano em que os produtores avançaram bastante.
O secretário de Agricultura de Independência, Onírio Dalla Favera, seguiu nas avaliações, elogiando o projeto e destacando que as 22 famílias do município que integram o Pisa permanecem firmes na atividade leiteira. "Entendo que estes são os produtores que permanecerão atuando e darão continuidade na produção de leite. O progresso percebido foi grande, principalmente em assuntos sobre pastagens e adubação."
O secretário do Agronegócio e Meio Ambiente de São José do Inhacorá, Altair Dill, avaliou o Pisa como muito bom. Segundo ele, o aproveitamento do grupo é satisfatório. Mário Schneiders, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Nova Candelária, observou que a efetividade da participação de cada produtor se dá na propriedade, na aplicação do conhecimento adquirido. "O nível técnico dos consultores que visitam as propriedades é excelente. Não conheço um programa de orientação e capacitação como o Pisa, que tranforma a realidade do produtor, que por sua vez aprende na prática o que fazer para progredir na atividade."
Colla acrescentou que um grupo participativo é aquele que constrói junto. "Participação é 'parte da ação', então queremos pessoas que façam parte da ação, e a ação deles é na propriedade. Se formos analisar, no Estado, temos dados de que 15 mil produtores desistiram de produzir leite. E nós, aqui no grupo, não perdemos nenhum. Então este é um dado que merece atenção. Por isso avalio 219 como muito bom para o Pisa."
Herton, do Senar-RS, parabenizou o grupo pelo engajamento e frisou aos presentes a possibilidade dos produtores integrarem o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS, assim que o Pisa for finalizado. "Podemos implementá-lo em 2021. Temos 1.500 produtores do Pisa atendidos no Estado em sete anos de projeto. E o ATeG vem a continuar com este trabalho e metodologia, já que as abordagens técnicas não mudarão."
O supervisor Diego falou sobre os cursos do Senar-RS relacionados à área do leite, que podem ser solicitados pelos produtores e ministrados nos grupos. Fabiane pontuou as avaliações de cada integrante do comitê e agradeceu a presença do grupo. Também foi servido um café colonial aos presentes.
Fonte: Unitec