Participantes vindos de pelo menos 14 municípios da região são esperadas em Tuparendi na 15ª edição do Fórum pela Vida, que neste ano terá como tema central O Resgate do Uso da Fitoterapia pela População. O evento acontece no dia 09 de setembro, no Salão Paroquial da Igreja Católica, a partir das 9h.
De acordo com a programação, pela manhã, os participantes acompanham dois painéis sobre o tema central do evento deste ano. No primeiro painel, a farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Tuparendi, especialista em Fitoterapia, Sandra Berwanger, aborda o resgate do uso de fitoterápicos pela população de Tuparendi. Na sequência, o público terá a oportunidade de acompanhar o painel Plantas Medicinais, Uso Popular e Atenção Primária em Saúde, conduzido pela obstetra e doutora em Plantas Medicinais e Aromáticas, professora da Ufrgs, Gema Conte Piccinini.
Ao meio-dia será servido almoço a R$ 15,00 por pessoa, sendo que os cartões já podem ser adquiridos com agentes comunitários de saúde, no escritório municipal da Emater/RS-Ascar e na ACI.
À tarde serão promovidas três oficinas: Uso indiscriminado de medicamentos, com o médico da Secretaria Municipal de Saúde,Almir Jr, e com a farmacêutica Sandra Berwanger; Alimentos funcionais aliados à prevenção de doenças, comPriscilla Martins, médica da SMS de Tuparendi, e Camila da Costa, nutricionista da SMS; e oficina sobre agrotóxicos e sua relação com as doenças, com a médica Elisabeth Maria Vieira e a enfermeira Márcia Weschenfelder, da SMS de Tuparendi.
O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Ação Social, Educação, Obras, Agricultura e Meio Ambiente, agentes comunitários de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastoral da Criança, Associação Municipal dos Clubes de Mães de Tuparendi, 14ª Coordenadoria Regional da Saúde e 17ª Coordenadoria Regional de Educação.
O Fórum
As plantas bioativas, pela sua importância e abrangência, merecem um espaço para serem celebradas pela sociedade, que tanto se beneficia de seus princípios e finalidades. Esse espaço foi consolidado no Noroeste gaúcho com a realização do I Fórum Regional pela Vida, em 19 de março de 2002, em Santa Rosa, inspirado no movimento estadual sobre a temática, que ganhava força na época, a partir dos Fóruns Estaduais, que iniciaram em 1998.
Além disso, a Emater/RS-Ascar participava da Comissão Interinstitucional de Plantas Medicinais do RS, uma das promotoras do Fórum Estadual pela Vida. Com o passar do tempo, a proposta de preservação, resgate e valorização das plantas bioativas transcendeu o evento e passou a fazer parte das comunidades da região, em hortas familiares, hortos medicinais, nos cuidados com o rebanho leiteiro, entre outros.
O evento tornou-se tradicional na região de Santa Rosa e ocorre anualmente, de forma itinerante, em data definida pelo município que sedia o encontro. Desde 2013, é realizado também na região das Missões.