A área de linguagem no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu tem como proposta o incentivo à leitura e produção de textos. Sabe-se que a leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano. É a partir da leitura de mundo que o aluno pode compreender a realidade em que ele está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e os aspectos que o compõem. A habilidade de leitura é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento.
Sendo assim as professoras de Língua Portuguesa Elaine Rama, Maria Helena Justen e a professora de Arte Sônia Seide, coordenaram o projeto interdisciplinar sobre a produção de histórias infantis com os alunos(as) do 3º Ano e 4º ano do Curso Normal. Primeiramente foi apresentado aos alunos(as) os principais escritores dos clássicos da literatura infantil, como os irmão Grimm, Perrault e Andersen. Após pesquisa e leitura destes clássicos trabalhou-se na produção de narrativas.
O tema abordado nas obras construídas pelos educandos(as) foi a inclusão, não somente a inclusão de portadores de necessidades especiais, mas em um sentido mais amplo, seja a inclusão cultural, física, racial, religiosa, etc. Pois conhecer as diversas possibilidades e diversidades que a nossa sociedade apresenta ainda é o melhor jeito para não causar o preconceito.
Durante a execução dos trabalhos os alunos(as) foram orientados pelas professoras, sempre observando a parte estrutural das obras, a linguagem, escrita, e também o cuidado e a intenção de abordar um tema tão expressivo e que tivesse a linguagem infantil.
Estas obras foram apresentadas aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, ampliando o trabalho para outros setores da escola. Os alunos do 5º ano leram e puderam opinar sobre as obras e autores, contribuindo para a aprendizagem de ambos, pois os alunos puderam ler obras que outros alunos criaram e os que produziram compreenderam o processo da formação e conquista do leitor.
Com este projeto salienta-se um dos papéis que a escola propõe, que é o de ajudar no desenvolvimento de valores que permaneçam com a criança na vida adulta, sejam eles em relação a si mesma ou ao outro. E a melhor maneira de promover o debate de valores entre os alunos, e evitar a indisciplina, é incentivar a convivência e o respeito às diferenças e através da leitura este processo se torna mais interessante e abrangente.