O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Rio Grande do Sul poderá ser acionado por aplicativo de celular.
A nova ferramenta é gratuita e não substituirá o atendimento pelo telefone 192. No entanto, ainda não há data para que seja lançado nas plataformas Android e iOS.
A principal vantagem é que o pré-cadastramento de dados pessoais do usuário e a localização por GPS dará maior agilidade ao atendimento. Ao ligar para o Samu leva-se, em média, 90 segundos para que o atendente obtenha as informações de identificação do usuário, como nome e local.
Com esses dados já cadastrados no aplicativo, a estimativa é reduzir algo entre 20 e 30 segundos o tempo. Após fazer o download no aparelho celular, o usuário faz um cadastro, informando nome, data de nascimento e CPF.
Se precisar entrar em contato com o Samu, o usuário inicia o app, pelo qual poderá acionar o serviço para si ou para outra pessoa. A ferramenta automaticamente faz a ligação para o telefone 192 e o atendente já possui as informações básicas de identificação do usuário. Além disso, a pessoa pode marcar onde está por GPS ou deixar pré-cadastrados os endereços favoritos.
Na primeira etapa, o app estará disponível para os 257 municípios atendidos pela Regulação Estadual, local que recebe as chamadas e aciona o socorro. Mais adiante, moradores de Porto Alegre e os outros 18 municípios também serão intregados. Além da capital, há hoje centrais do Samu em Pelotas (que atende 11 municípios), Bagé (5 municípios) e Caxias do Sul (que também recebe os chamados de Vacaria).