Os funcionários dos Correios entraram em greve no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada na terça-feira (19), durante assembleia da categoria em Porto Alegre. Outros 19 Estados, além do Distrito Federal, também aderiram ao movimento. Acre, Rondônia e Roraima ainda não realizaram as assembleias, mas o indicativo é de que paralisem as atividades.
No Rio Grande do Sul, devido ao feriado de 20 de Setembro, a greve tem início efetivamente nesta quinta-feira (21), e não tem prazo para terminar. Nos demais Estados, os serviços foram afetados já nesta quarta.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do RS (Sintect-RS), além da greve, os trabalhadores também definiram um calendário de atividades com piquete, manifestações e concentração em frente aos locais de trabalho.
Conforme a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), entre os motivos da greve estão o fechamento de agências por todo o país, o plano de demissão voluntária e a possibilidade de privatização, além da reposição salarial.
Fonte: Revista Afinal