Acadêmicos do curso de Administração da SETREM, coordenado pelo professor Jesildo Lima, desenvolveram mais uma etapa da pesquisa de intenção de compras para o final de ano. A atividade fez parte do componente curricular Prática Profissional III, já realizada a quase uma década e foi desenvolvida em 10 municípios da região: Alegria; Boa Vista do Buricá; Crissiumal; Doutor Mauricio Cardoso; Horizontina; Independência; Nova Candelária; Santa Rosa; São José do Inhacorá e Três de Maio.
Segundo Lima, a pesquisa identifica o que as pessoas pretendem comprar, que valores pretendem investir, os tipos de produtos, a quem se destina essas compras, as formas de pagamento e até mesmo os veículos de comunicação onde encontram as informações (rádio, internet, folders, etc.). "Além disso, o formulário aplicado envolve também o interesse de compras pela internet, se os pesquisados compram ou não no município de domicílio e o porquê disso, se no momento da escolha do produto o cliente leva em conta se a empresa ou a marca tem preocupação com as questões ambientais (se marca ou produto tem), se o produto é nacional ou importado e o destino das embalagens", explica.
O coordenador da pesquisa ressalta que o cálculo amostral é feito com base na população dos municípios baseado nos dados do Censo do IBGE (2010), tendo 90% de grau de confiança e uma margem de erro de 7% e leva em conta a proporcionalidade de indivíduos quanto ao gênero, a localização geográfica (urbana ou rural) e o rendimento mensal. Foram entrevistados 1.348 pessoas entre os dias 15 de outubro a 25 de novembro.
Algumas informações relevantes
Os apontamentos doravante destacados referem-se a comparações com as pesquisas realizadas nos anos de 2015, 2016 e 2017:
- As compras pela internet continuam aumentando, bem como a interação comunicativa do cliente e empresa;
- Apesar de incertezas econômicas, os valores de intenção de compras mantiveram próximos aos valores de 2016, com leve tendência de queda;
- Principais produtos a serem adquiridos continuam apontando para bens duráveis, como roupas, cama, mesa e banho, seguido de calçados e chocolates;
- As mulheres priorizam produtos como roupa, cama, mesa e banho e os homens optam pelas bebidas;
- Leve aumento das pessoas que irão presentear a si mesmas;
- Atenção para a redução da fidelidade ao comércio local;
- Os fatores decisivos na escolha de produtos e pontos de vendas destacam o atendimento, qualidade, diversidade, preço e acessibilidade.
A pesquisa gerou relatórios individuais de cada um dos municípios e as informações estão à disposição das Associações Comerciais e Industriais (ACIs), Secretarias de Indústria e Comércio e empresas varejistas.
Fonte: Acadêmicos de Administração da Setrem