Desde dezembro, o Presídio Estadual de Santa Rosa cultiva uma horta hidropônica na casa prisional. A iniciativa conta com a parceria técnica da Emater, que capacitou cinco apenados para atuar na produção e cultivo das hortaliças.
Almejando retomar o cultivo de hortaliças no presídio, a administração, equipe técnica e equipe de segurança mobilizaram-se para implantar uma horta hidropônica no estabelecimento penal. O projeto foi elaborado em parceria com o Conselho da Comunidade de Santa Rosa e encaminhado para a Justiça Federal, que aprovou e destinou os recursos para a implantação do sistema de cultivo hidropônico.
Conforme o administrador do presídio, Rubesmar Goebel a ideia é ampliar a produção, diversificando o cultivo e produzir as próprias mudas no presídio. Atualmente a capacidade de produção da horta hidropônica é de 3.780 mudas, aproximadamente.
A implantação da horta proporciona maior qualidade e diversidade na alimentação fornecida aos apenados, além de aumentar as vagas de trabalho, contribui para a capacitação e inclusão social. A horta cumpre também uma finalidade social, uma vez que a produção de hortaliças no presídio tem beneficiado instituições socioassistenciais do município, pois a produção excedente é doada.
Texto: Eduardo Marques/ Imprensa Susepe
Edição: Léa Aragón/ Secom