Horto de plantas bioativas é implantado na Apae de Boa Vista do Buricá


Inserida no projeto de inclusão social e cidadã, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, uma capacitação sobre plantas bioativas com familiares de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Boa Vista do Buricá culminou na implantação de um horto no pátio da instituição que atende atualmente 52 pessoas com deficiência, de zero a 63 anos. Para chegar até a finalização da construção e plantio das plantas no horto foram realizados três encontros, sendo o último nesta segunda-feira (18/06).

A extensionista social Ângela Dudar Petter explica que a implantação do horto está inserida no projeto realizado há três anos, de forma conjunta entre a equipe municipal da Emater/RS-Ascar de Boa Vista do Buricá e de Nova Candelária, com apoio do Clube de Mães da Apae de Boa Vista do Buricá, assim como da diretoria e servidores da instituição. Diversas ações já foram realizadas como o plantio de uma horta, orientações sobre segurança e soberania alimentar, embelezamento de arredores e artesanato, com o intuito de promover acesso à saúde, bem-estar e inclusão social e produtiva.

Nos dois primeiros encontros (07/06 e 08/06), Ângela e os extensionistas de Nova Candelária André Weber e Ana Caroline Schittler, com o apoio de três alunos da Apae, realizaram a construção do horto.

Nesta segunda-feira (18/06) foi a vez da realização da oficina com plantio e identificação das plantas bioativas - terapêuticas, condimentares e aromáticas - coordenada pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz. Na oportunidade, integrantes dos clubes de mães da Apae, a assistente social Dieska Dal Forno e a presidente da instituição, Neusa Hahn, acompanharam orientações sobre o preparo de chás e o cuidado na identificação e indicações do uso de diferentes plantas terapêuticas, levando em conta também a importância do autoconhecimento antes de consumi-las. O uso de chás é comum na instituição e nas casas dos familiares dos alunos durante o inverno. Para o verão, além do chá, apresentou-se a sugestão do preparo de águas saborizadas com frutas e plantas medicinais.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter