Cooperativas da Fronteira Noroeste e Missões passam a fornecer alimentos a presídios


Nesta segunda-feira (04/06) ocorreu a primeira entrega de alimentos por cooperativas da agricultura familiar às penitenciárias e institutos penais de Santo Ângelo e Santa Rosa. Na sexta-feira (08/06), será em Ijuí e Cruz Alta. Os alimentos são adquiridos e fornecidos via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, na modalidade de compra com doação simultânea. Um dos objetivos da ação é possibilitar que um produto diferenciado chegue ao consumidor e a geração de renda para a agricultura familiar local. Os recursos estão previstos por meio de convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).  

As cooperativas foram selecionadas via Chamada Pública 05/2017 para aquisição de gêneros alimentícios, que prevê o fornecimento pelo período de dois meses, prorrogável por mais 60 dias. A Coopersol de Santa Rosa, juntamente com a Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Unicooper, se organizou para fornecer alimentos aos presídios de Santa Rosa e Santo Ângelo. Já a Cooparte de São Luiz Gonzaga e a Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Unicooper entregam produtos aos presídios de Ijuí e Cruz Alta, entre eles, carnes bovina e suína, alimentos básicos não perecíveis, hortigranjeiros, leite e frutas.

Além dos presídios, com este acesso a mercados institucionais as cooperativas locais têm fornecido alimentos da agricultura familiar também a diferentes públicos, desde escolas, quarteis e entidades socioassistenciais através do PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, executora de políticas públicas como o Programa de Extensão Cooperativa (Pec), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), orienta e oferece assistência a cooperativas da região em relação à gestão e ao acesso aos novos mercados.


Assessoria de Imprensa da Emater

Aplicativo

Facebook


Twitter