Docente e acadêmicos da Setrem participam de treinamento sobre pragas em cereais de inverno


A docente da Setrem, Dra. Cinei Teresinha Riffel e os acadêmicos do curso superior em Agronomia e bolsistas do Laboratório de Entomologia, Anelise Perkoski e Leonardo Cappellari participaram do 2º Treinamento em Identificação, Monitoramento e Manejo de Afídeos e Parasitoides em Cereais de Inverno, realizado em Passo Fundo, nos dias 21 e 22 de maio.

O evento reuniu mais de 50 pesquisadores. O objetivo foi capacitar a equipe da Rede de Monitoramento de Pragas em Cereais de Inverno para a correta inserção de registros em bases de dados web com informações históricas sobre populações de afídeos e parasitoides, suas interações, impactos e manejo. Ferramentas computacionais para contagem e simulação de população de afídeos fizeram parte das novidades dessa edição.

A Dra. Cinei palestrou no treinamento sobre o monitoramento e manejo de afídeos e parasitoides em Três de Maio. Ela apresentou os resultados de um ensaio realizado na Escola-Fazenda da Setrem, nos anos de 2017 e 2018. "Concluímos que o manejo das pragas sempre nos deu retorno financeiro, enquanto que as aplicações calendarizadas não deram retorno, nos dois anos monitorados", explica.

Conforme a pesquisadora da Setrem, isso impacta diretamente na rentabilidade do produtor. "Hoje se vê muita aplicação de agrotóxico desnecessário e isso aumenta o custo de produção. Então, ao fazer o monitoramento, nós temos uma redução do custo de produção e rentabilidade garantida ao produtor, principalmente na cultura de inverno, a qual é importantíssima no sistema de rotação de culturas", enfatiza.

Aplicativo

Facebook


Twitter