Sensibilizados pelo atual contexto, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e integrantes da Associação das Mulheres Rurais (Ammur) de Cândido Godói uniram esforços para a produção de barras de sabão de álcool e de limão para destinar para doação, contribuindo com ações de prevenção à Covid 19. O material será doado a estudantes da rede municipal de ensino, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Tradicionalmente os grupos de mulheres do município se reúnem para trocas de conhecimentos e de experiências em ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), sendo que entre essas atividades está o fomento ao artesanato. Agora, mesmo com a rotina adaptada, utilizou-se de tecnologias de informação e de comunicação para compartilhar a receita do sabão, que resultou na produção das barras de sabão encaminhadas para doação.
Com isso, também se buscou atender a outros propósitos dos trabalhos com grupos de mulheres, de organização social e comunitária e de educação e promoção da saúde. "Estes kits de sabão, que serão repassados a alunos do município, podem ser aproveitados para a limpeza e a higienização, que, aliadas a outras estratégias, são cuidados importantes para a prevenção da Covid-19 e de outras doenças", destaca o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Elton Luís Naumann.
O resultado da ação coletiva, 364 unidades de sabão, foram entregues por Naumann e pelas representantes da Ammur, Clarice Schardong e Ivete Seleprin, ao secretário municipal de Educação, Osmar Mallmann, na última quarta-feira (10/06). O material está sendo organizado para que chegue nos próximos dias às famílias beneficiárias. "Nós agradecemos aos voluntários que se engajaram nesta ação. Esse sabão caseiro será entregue aos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, aqui do município de Cândido Godói, na próxima oportunidade que entregarmos os kits referentes à merenda destes alunos", explicou Mallmann, que também destacou que os estudantes, mesmo afastados da escola, seguem com aulas remotas em suas residências.
A presidente da Ammur, Clarice Schardong, destaca que a ação social deriva da consciência do momento em que estamos vivendo em nosso Estado e país "e, com essa atitude simples, busca-se contribuir para o cuidado com os alunos que necessitam e de suas famílias".
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar