Encontro celebra união dos Núcleos do Lar de Cândido Godói


O trabalho realizado junto a 26 grupos organizados de mulheres foi celebrado nesta quarta-feira (21/11), em Cândido Godói, durante a 5ª edição do Encontro dos Núcleos do Lar. A comunidade de Linha São Bonifácio, anfitriã do evento, recebeu mais de 250 pessoas que prestigiaram a programação organizada pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Secretaria Municipal da Assistência Social, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Associação Municipal das Mulheres Rurais (Ammur).

Durante o ano são realizadas pelas entidades promotoras diversas atividades junto aos Núcleos do Lar, com visitas à promoção da saúde, segurança e soberania alimentar, organização comunitária e geração de renda. "O Grupo Rainha do Lar, por exemplo, já tem 27 anos e, neste período, nos encontramos mensalmente para realizar nossas atividades", afirmou a presidente do Núcleo do Lar de Linha São Bonifácio, Julieta Giehl.

A secretária de Assistência Social, Miriam Berres, reiterou que as mulheres que integram os Núcleos do Lar são responsáveis por mais da metade da produção de alimentos do município. "Acreditamos na força e na competência destas mulheres e na importância de seu papel na manutenção da biodiversidade e na segurança e soberania alimentar", salientou. O presidente da Câmara de Vereadores Jaime Welter também destacou a organização dos Núcleos do Lar, lembrando seu diferencial na vida das integrantes, de suas famílias e das comunidades em que vivem.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar Ademir Renato Nedel reiterou o compromisso da instituição em buscar que "as pessoas que vivem no meio rural possam viver bem, com qualidade de vida e dinheiro no bolso, por isso, é importante contar com a parceria de entidades e, de modo especial, da Administração Municipal". Neste contexto, o vice-prefeito, Gerson Dresch, frisou o "êxito do trabalho em parceria entre Prefeitura e Emater". Também enfatizou a valorização da mulher rural e do diferencial que representa a organização das mulheres em uma Associação Municipal.

Entre as lideranças presentes também estiveram a primeira dama, Estela Maris Bourscheidt, presidente da Ammur, Eliane Kerber e a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adelis Andrejewski.

Consumo Consciente e Alimentação Saudável

Uma das principais atrações do Encontro foi a palestra sobre consumo consciente, com a nutricionista do Sesi, Daiara Bitencourt de David Botta. Ela repassou orientações sobre como tornar a alimentação saudável um hábito, assim como o consumo consciente reflete na valorização do alimento e no retorno nutricional que ele pode trazer. Essas práticas contribuem, segundo a nutricionista, com a manutenção da saúde, economia de gastos e sustentabilidade do meio ambiente. "A promoção da saúde com melhora da qualidade de vida está intimamente ligada à alimentação saudável", destacou.

A preocupação com o desperdício de alimentos foi outro ponto da abordagem, com apresentação de dados da Fao que revelam que 30% dos alimentos produzidos no mundo vão parar no lixo, ou seja, 1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas. Entre as propostas para frear o desperdício está o planejamento do cardápio com antecedência e o aproveitamento integral dos alimentos, com o uso criativo de cascas e sementes, por exemplo.

Momento Cultural

À tarde, os participantes tiveram a oportunidade de descobrir mais sobre a história da comunidade anfitriã, que reflete também a trajetória de diferentes comunidades de Cândido Godói. No momento cultural "Conhecendo a Comunidade", os participantes dividiram-se em dois grupos, no salão e na igreja, para conhecer aspectos históricos locais.

Dinâmicas e orientações sobre a importância das atividades físicas foram conduzidas pelo professor Luís Augusto Schwan, membro da Federação Internacional de Educação Física.

Solidariedade

O evento também foi marcado pela solidariedade. Foram arrecadados alimentos e produtos de limpeza para doação à Associação Hospitalar Santo Afonso, ao Lar do Idoso Jan Wrobel, de Guarani das Missões e à Associação Damas de Caridade, mantenedora do Lar do Idoso de Santa Rosa.

Além disso, em um varal solidário, foram comercializadas roupas e calçados em benefício da Associação de Pais e Amigos das Pessoas Especiais (Apape).

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter