Um trabalho feito há muitas mãos e com muita dedicação culminou em mais uma oportunidade de integração entre mulheres dos meios rural e urbano do município de Alegria. No último sábado (07/03), o público, de mais de 600 pessoas que se reuniu no CTG Querência Alegre, teve a oportunidade de prestigiar a programação da 18º Encontro da Mulher Alegriense, promovido pela Administração Municipal, com envolvimento direto da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), e apoio das demais secretarias, Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuára e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Apae e comércio local.
A secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Maria Veroniz Teixeira Bigolin, destaca que o sucesso do evento é resultado da mobilização dos diferentes setores do Poder Público, que se envolveu com a organização da programação desde o início de janeiro. Para viabilizar o deslocamento do público, a Secretaria Municipal da Educação disponibilizou roteiros de ônibus em comunidades do interior do município.
Um dos destaques do Encontro foi a palestra promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Na explanação conduzida pelo mágico-ilusionista Rosimar Angst, intercalada com show de mágicas, chamou-se a atenção para a importância da saúde da mulher. Angst também é empresário, formado em Administração e Tecnologia de Gestão de Empreendimentos, e especialista em terapia familiar e de casais.
O almoço de confraternização foi preparado e servidos por homens, servidores públicos e voluntários. O evento culminou em uma oportunidade de lazer e recreação, no sarau dançante animado pela banda JS Show, de Horizontina.
Assistência às Mulheres
A realização do Encontro da Mulher Alegriense há quase duas décadas comprova a atenção que as organizações e instituições têm dado às causas das mulheres, assim como reflete também a conquista de espaço social, sendo que a cada ano um tema contemporâneo é colocado em pauta.
O trabalho de assessoramento voltado às mulheres ocorre, entretanto, no decorrer de todo ano, através de ações de promoção de saúde e bem-estar, realização de capacitações e oficinas de artesanato, formações em diferentes áreas e palestras que atendam a diferentes anseios as mulheres. O Cras, em parceria com Emater/RS-Ascar e Apae, realiza projetos socioassistenciais que atendam a mulheres em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa