Dois estudos desenvolvidos por acadêmicos e docentes do curso superior de Engenharia de Produção da Setrem foram selecionados para publicação em dois livros da área. Ambos foram apresentados no 3º Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção (Sigepro), em novembro de 2018 e despertaram o interesse das editoras.
O artigo "Estimativa de produtividade no setor de usinagem utilizando o método da Teoria das Filas", de autoria dos acadêmicos Carlos Henrique Haefliger e Geniel de Mello Dias, com orientação da docente Ivete Linn Ruppenthal será incluído como capítulo do livro "Gestão da Produção em Foco", organizado pela Editora Poisson. O título da publicação ainda é provisório e deve ser lançado entre os meses de abril e maio de 2019.
Este trabalho teve como objetivo estimar o índice de produtividade dos itens com maior demanda no setor de usinagem de uma indústria metalomecânica do Noroeste do Rio Grande do Sul, através do método da Teoria das Filas. "No decorrer do dia-a-dia as pessoas gastam parte de seu tempo na espera pelo atendimento em filas. Porém, a formação de filas pode ocorrer também em processos industriais, o que pode acarretar em perda de produtividade e aumento dos custos", esclarece Haefliger.
Com a aplicação do estudo foi possível comparar a meta de produtividade estabelecida pela empresa, de 85%, com a produtividade atingida na máquina que produz os itens com maior demanda do setor de usinagem. "Através dos cálculos realizados verificou-se que há formação de filas das peças produzidas na máquina utilizada. Além disso, foi possível estimar que o processo atual de produção dos itens com maior demanda é eficaz e eficiente, contudo, como a produção ultrapassa o percentual da meta, isto pode ocasionar em perda de qualidade", explica Dias.
O artigo foi desenvolvido na disciplina de Pesquisa Operacional II, com o objetivo de identificar um problema real em uma empresa e resolver com alguma técnica de pesquisa operacional.
Um outro artigo dos dois acadêmicos também foi selecionado para integrar o livro "A Interface Essencial da Engenharia de Produção no Mundo Corporativo - Vol. 3", que será publicado pela Atena Editora, em junho de 2019. O artigo "Proposta de um Dispositivo Poka Yoke para Plataforma de Corte de Colheitadeira" foi desenvolvido na disciplina de Prática de Produção II e teve a orientação das docentes Ivete Linn Ruppenthal e Loana Wolmman Taborda.
Este estudo teve como objetivo desenvolver o projeto de um dispositivo Poka Yoke para um componente de uma peça utilizada na montagem de uma plataforma de colheitadeira. "Em 2016, a metalúrgica onde foi realizada o estudo foi notificada na ocorrência de não conformidade do item, totalizando 48 peças com defeitos em suas furações. Nesse processo foi utilizado um dispositivo com máscara para centragem da broca pelo operador da furadeira, mas por ser um processo manual, houve o esquecimento na realização de uma furação e houveram furações fora de centro, não possibilitando a montagem na plataforma da colheitadeira, ocasionando a parada da linha de produção do cliente", explicam os acadêmicos.
O dispositivo desenvolvido pelos acadêmicos e docentes buscou testar 100% das peças no momento da furação e fixação para rebarbagem, possibilitando um melhor desempenho da empresa.